Duração em música

duração
duração em música, duração
Cursos Técnicos

Duração foi o segundo coeficiente físico pautado na história da música. Um coeficiente que acima de tudo tornou consistente a grafia musical por relações matemáticas binárias.

Em primeiro lugar as durações são grafadas em pauta comum a das alturas, sobretudo para que da soma de grafias, altura e duração, possam compor melodias das maiores realizações artísticas da arte dos sons.

Desde já ressalto que a música fixou lugar na história da humanidade através da escrita musical.

Antes de mais nada é importante ressaltar que a escrita musical das durações por cerca de dois séculos se baseou na expressão das palavras, dada a maneira com que eram interpretadas.

Em suma a partitura trouxe a música através dos tempos, ainda mais que o registro sonoro, fonográfico, tardou e muito – apenas no final do século XIX foi consolidada a capacidade humana de registrar sons de fato!

Em síntese entre o ano mil, no desenvolvimento da partitura, e 1871 no desenvolvimento do fonógrafo, coube a partitura a missão de registrar a inventividade humana.

A duração em música trouxe fidelidade

Primordialmente a música encontrou com o registro das durações fidelidade. E se a duração está em uma figura que possui relação com uma outra equivale ao dobro, ou se é a metade.

Toda figura de som possui a mesma proporção de uma figura de silêncio – primeiramente.

Ainda mais que a duração possui uma simbologia com diretrizes perfeitas para o aprendizado e desenvolvimento do futuro músico profissional ou para o amante do fazer musical.

Contudo visualidade e muita repetição é parte do estudo da duração! Esse é o segredo! A simplicidade da questão dar-se-á pela formidável viagem ao conhecimento.

Quais elementos faltam para uma escrita musical precisa? 

Os próximos infográficos trarão o elemento da intensidade e do timbre. E assim estarão encerrados os elementos do som da atividade glossário e partiremos para objetivos musicais.

Afinal são esses elementos àqueles que definem o fazer musical. Simultaneamente se lembre que todo esse trabalho eleva e elucida as questões fundamentais da grafia da música do mesmo modo.

De forma acessível visualmente e onde se possa ler e reler. Conhecer de forma divertida. Esse é o objetivo do BLOG Souza Lima! Aproveite a seguir o infográfico – Duração em música!

Conhecimento Musical

Leia com atenção as propostas do infográfico e aproveite. Cruze essas informações com outras seções do nosso trabalho, aqui no BLOG! Com certeza seu conhecimento musical será engrandecido com essa experiência!

Ainda há algumas questões da duração em música para esclarecer, mas essa explicação virá com exemplos em outros artigos, pesquise, consulte o blog. São mais de 600 artigos! Aproveite!

Lembre que o conhecimento é um caminho sem volta!

Publicado em 13 de fevereiro de 2018, ampliada e revisada em 27 de janeiro de 2020.

Pós Graduação
Previous articleO que é Improvisação Musical?
Next articleUma Breve História do Contrabaixo no Brasil
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.