O que é uma unidade de som?

O que é uma unidade de som?
Cursos Técnicos

O que é uma unidade de som?

Objetivamente unidade de som é o termo empregado para uma composição de figuras que representa a totalidade de um compasso – de métricas ímpares, entenda inusuais, ou desproporcionais ao padrão binário das figuras de valor.

Por exemplo: o compasso binário, dois por quatro, representa sua totalidade com a figura da mínima. Esta então será uma unidade de compasso. O compasso ternário por sua vez necessita de uma figura composta, como a mínima pontuada, justo posto, pro tratar-se de uma figura com um elemento gramatical extra de uma unidade de som.

A unidade de som é fruto de uma composição de figuras.

Um compasso quinário, cinco por quatro, terá sua integralidade representada por uma semibreve e uma seminima ligadas.

A unidade de som é a menor forma de se pautar a totalidade de uma métrica com a composição de figuras de valor positivo ou negativo e símbolos.

As terminologias para o emprego de figuras são partes integrantes do vestibular, e evidentemente das estruturas de comunicação entre instrumentistas, educadores musicais e compositores/arranjadores.

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleComo estudar música sem instrumento?
Next articleO que é uma adaptação em música?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.