Então não é preciso estudar harmonia?

Então não é preciso estudar harmonia?
Cursos Técnicos

Então não é preciso estudar harmonia?

Não sejamos literais.

A pergunta sugestiva de um leitor, traz uma resposta clara: É fundamental estudar harmonia. Mas estudar harmonia de maneira inteligente.

Essa pergunta deve ser armadilha de algum “jênio”.

E aqui eu falo por mim, João Marcondes, compositor e pesquisador da educação musical. Que possui número expressivo de cursos aprovados, alunos formados, livros, e obras musicais.

Eu ensino a partir de uma teoria que observa a influência da harmonia perante a escuta. Esse é o ponto, depois de muito refletir considerei esse o melhor caminho para o ensino da harmonia, ou de sua aplicação.

Estou escrevendo um livro intitulado “Densidade Harmônica” – que reflete justamente sobre isso, como os argumentos ainda estão sendo estruturados prefiro guarda-los para o momento certo.

Lembre: estude harmonia, mas fuja do ranço de quem entende apenas uma teoria da harmonia e sequer sabe utilizar em seu trabalho, se é que existe um trabalho, o que se ensina como dogma. E estude a harmonia como um valor positivo, interdisciplinar que contribui para muito do que estudamos em música.

Trata-se então de uma questão de abordagem.

Avalie o formato, a formação, e procure algo que faça sentido para você. Se aquela abordagem tradicional faz sentido pra você, seja feliz.

#VemProSouzaLima

 

Pós Graduação
Previous articleMúsico comemora dia do trabalho?
Next articleO que quer dizer curso livre em música?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.