Músico comemora dia do trabalho?

Cursos Técnicos

Músico comemora dia do trabalho?

Sim, trabalhando. Normalmente o dia primeiro de maio é dia de shows e eventos. E lamento, se engana muito quem pensa que músico vive de lei de rouannet ou de favor dos outros. Somos uma classe das mais trabalhadoras.

Você vê o músico em um concerto por uma hora e meia, e acha que ali é seu trabalho. Mas para preparar aquele concerto o músico levou quantas horas? Duzentas, trezentas, a vida inteira?

E daí você escuta em uma série uma obra musical composta por mim, a música tem uma hora de duração entre intervalos; para realizar aquela música posso ter levado vinte horas, mas para ser possível realizar em vinte horas de trabalho, estudei e pratiquei outras duas mil horas.

Dia excelente e comemorável para o músico será aquele que não mais for preciso responder: “Mas você trabalha com que além da música?”, “Música dá dinheiro?”; “Bom de ser músico é não ter que trabalhar, não é?”. Essas e outras, por aí vamos na empreitada.

O dia primeiro de maio deveria então servir para refletir sobre o que é trabalho de fato. Se trabalho é algo penoso, triste e deprimente, talvez nós músicos não trabalhemos mesmo. Se for esforço e dedicação diária estamos com certeza entre os que mais trabalham.

#VemProSouzaLima para se profissionalizar!

Pós Graduação
Previous articleNúmero de ouvintes no spotify é medida de sucesso?
Next articleEntão não é preciso estudar harmonia?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.