Qual a importância para o músico alimentar sua rede social?

redes sociais
Cursos Técnicos

Qual a importância para o músico alimentar sua rede social?

A importância está em ser visto. Tchau, até logo! A resposta parece simples, mas tem outros pontos:

Só vale alimentar uma rede se for garantia de que será vista por contratantes, ou produtores musicais. Mesmo nos tempos das redes o contato pessoal segue sendo fundamental – e ele se dá em cursos de formação, técnicos, cursos livres ou faculdades. O que chamamos de composição de conexões ou network.

Ocorre que há hoje um bando que vende resultados milagrosos para músicos e instrumentistas na internet, falando sobre rotina de publicações, musicais e não-musicais.

Pasmo, vejo amigos de grande relevância artística dançando, pulando corda, comendo, fazendo compras, e limpando as narinas. Vejo sempre uma vez, vou lá e silencio ou deixo de seguir.

Qual a importância para o músico alimentar sua rede social que não a vaidade?

Devemos elevar nosso trabalho em ciclos profissionais. Um trabalho bem realizado para um artista; um estudo bem-feito na época de estudo; nas conexões do dia a dia.

Eu que não sou muito a favor de dar canja, tocar quando amigos ou conhecidos estão trabalhando, por uma ou duas músicas, acho melhor do que ficar nessa neurose da internet. Sempre me lembro de um amigo que estava comigo, pediu para dar canja quando uma outra amiga minha estava tocando, fiz a ponte, e o gente boa acabou quebrando o microfone do pandeiro. Essas intercorrências que me fazem pensar bem antes de tocar no instrumento dos outros.

Pense em conexões. E não adoeça por causa da internet, e da neura dessa gente que nada tem a fazer do que ganhar seu dinheiro pra dizer meias verdades.

#VemProSouzaLima

Estudar é a melhor garantia para avançar nos caminhos da profissão, e no Souza Lima temos cursos regulares de diferentes espécies para atender seu sonho. Preocupe-se primeiro em ser bom no que você faz. Evolua. Tenha um produto ou serviço relevante, depois falamos de mídias. Procure se formar bacharel em música, ou técnico, o que estiver de acordo com sua história.

 

Pós Graduação
Previous articleQuão importante é planejar a carreira de músico?
Next articleO que é métrica em música?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.