5 Questões para considerar do Vestibular de Música

Cursos Técnicos

Rumo ao diploma em música! E já está tudo pronto? Vamos então para cinco questões que devemos considerar do vestibular de música. Se já está pronto, inscreva-se no vestibular da Faculdade Souza Lima! Aqui! A Faculdade Souza Lima é uma instituição privada que oferece bolsas até integrais!

Agora vamos lá!

Como está o seu nível no instrumento?

Avalie com um professor da sua cidade. Se não possui alguém de confiança, no site do Souza Lima procure o canal da coordenação, podemos realizar uma avaliação gratuita. Ou também você pode enviar e-mail para joao.marcondes@souzalima.com.br e conversamos.

Já estudou matérias teóricas ou complementares?

Um Conservatório normalmente oferece os conteúdos que o vestibular solicita em sua grade de matérias complementares. É possível estudar sozinho? Sim. As universidades tem como obrigação em seu manual descrever a bibliografia utilizada para a formulação da avaliação. Estudar os livros é um bom começo. Procure o edital anterior. O Edital do ano só sai no segundo semestre e pode ficar em cima. Normalmente os requisitos se mantém.

Rotina de estudos!

Fundamental. É preciso estabelecer diretrizes e organizar os estudos. Fuja um pouco das redes sociais ou de outras atividades que tiram sua concentração. Procure um ambiente de estudo positivo, iluminado, arejado, e uma mesa e cadeira confortáveis e adequados quanto a sua fisiologia. Esse local deve propiciar concentração. Considere o ano de preparação especial.

Professor?

Um professor que passou pelo processo vestibular poderá oferecer a luz nos momentos difíceis e contribuir com as questões necessárias que compõe a avaliação e são de origem reflexiva. Por exemplo, para a entrevista que algumas universidades utilizam como método de ingresso, normalmente baseadas na redação, que é um ponto fundamental – solicite treinos realizando espécies de entrevistas. Uma arguição simples já vai ajudar a esse momento, e com um professor ainda melhor.

Eu coordeno o programa Preparatório para Vestibular do Souza Lima, que para 2019 aprovou um estudante em primeiro lugar da licenciatura da UNESP,  um segundo em primeiro lugar do bacharelado em piano da UNICAMP, um terceiro estudante em segundo lugar para licenciatura da USP, e um quarto estudante em primeiro da Faculdade Souza Lima. Sem considerar outros êxitos. Quase a totalidade aprovada.

Dia da prova?

Com a experiência de doze anos preparando alunos para o vestibular, prever o dia da prova é mesmo fundamental. Tive dois alunos que estavam muito preparados em anos diferentes, um chegou atrasado e outro esqueceu o documento de identidade. Resultado? Eliminados sem sequer ter a chance de serem avaliados. Não podemos passar por isso. Tiveram que esperar o ano seguinte.

O Preparatório para Vestibular 2020 já encerrou suas inscrições. Você pode fazer um reforço individual se preferir escreva para joao.marcondes@souzalima.com.br

Em 2020, o Preparatório para Vestibular 2021, inicia a primeira turma em fevereiro, fique atento!

Vamos em frente!

Leia os outros artigos:

Bacharelado ou Licenciatura em música

A importância de fazer uma faculdade de música

 

Pós Graduação
Previous articleO que é musicalização infantil?
Next articleQuero ser instrumentista
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.