Alemanha – A Copa da Música

Cursos Técnicos

A convocação para A Copa da Música já começou. Quem são os ícones dos países que disputarão a partir do dia 14 de junho a Copa do Mundo – principal evento esportivo do universo (que conhecemos!).

Quem será o craque? Quem levará a taça para casa? Ainda não sabemos. Para tal, vamos conhecer os artistas de cada país? E pontuar um super trunfo da Copa?

Alemanha! Rumo ao Penta? Sai daí!

Depois daquele 7 a 1? E de levarem o tetra no nosso Maracanã?

Maior jogador da história: Franz Beckenbauer (9,0)

Sem dúvida um dos jogadores mais completos da história. Zagueiro. Meio-campista. Classe! Mas você viu a caneta que nosso Pelé deu nele, na publicação do Brasil? Viva o futebol!

Participações: Dezenove Copas, incluindo 2018. (9,5)

O segundo país que mais participou de copas do mundo! Duas a menos que o Brasil apenas. E por punição merecidíssima humanitária, não por definição esportiva.

Títulos: 4 títulos, por enquanto… (9,5)

A Alemanha é o único selecionado tetracampeão presente na Copa da Rússia. Lembremos que não teremos a tarantela na Copa, Itália, que também poderia chegar no pentacampeonato brasileiro, sequer se classificou ao evento.

Maior Artilheiro em Copas: Miroslav Klose. (10)

Na Copa do Mundo de 2014, além do 7 a 1, levaram do Brasil o maior artilheiro das Copas. Klose, que não se equipara a genialidade de Ronaldo, derrubou o recorde do fenômeno. O maior artilheiro das copas é alemão novamente! Ronaldo destronou Gerd Müller, Klose destronou Ronaldo! Mas Klose que se cuide!

O Pelé da música fonográfica: Scorpions (8,5)

Uma banda fundamental para o Rock. Uma das principais bandas da história da música!

E para a música clássica: J. S. Bach (10)

Bach é para tantos o maior nome da história da música! Difícil discordar não apenas pela obra fundamental, os alicerces harmônicos, melódicos, realizados na música ocidental, fonográfico, estão propostos nas notas desse gênio alemão. O campeão da Copa da Música?

E para a música improvisada: Coco Shumann (8,5)

Guitarrista alemão! Um expoente do jazz! Da música improvisada! Melhor ouvir no streaming!

Que ritmo embala o selecionado alemão? Minueto (8,5)

Em passo ternário! Embora o minueto poderia passar ao compasso de sete tempos! E que perdoe o trocadilho!

Pós Graduação
Previous articleCLAEM – Segundo Dia
Next articleCLAEM – Terceiro Dia
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.