As características do Guitarrista

joão marcondes
Cursos Técnicos

Vamos considerar que guitarrista é o profissional que se adéqua a diferentes situações musicais. Deixamos então a ideia piegas do guitarrista como solista de uma banda. Ou como um artista virtuose.

As características do guitarrista então propõem as atividades diversas que esse instrumentista realiza ou pode realizar do mercado profissional.

Me segue no instagram! @joaomarcondesoficial

Precisamos estar preparados?

Quanto a leitura

O guitarrista é alvo de constantes piadas sobre o potencial de sua leitura a primeira vista. A questão se estabeleceu pelo guitarrista aprender por diversos caminhos, que retardam a iniciação pela prática da leitura aplicada ao instrumento, diferentemente de um violino, piano, ou flauta.

Na guitarra aprendemos de ouvido, por tablaturas, assistindo vídeos, observando amigos…

Isso não é ruim. Mas se abandonamos a leitura, precisaremos dela em algum momento. Então, coloque na agenda de estudos.

Quanto a estilo e gênero

Então deve se adequar a um número variados de gêneros, mesmo que seu estilo ressalte aos ouvidos, a atenção quanto a questão deve fazer parte das preocupações de um guitarrista.

Conhecer então grooves variados, elaboração de timbres de acordo com o gênero, domínio de pedais e amplificadores, sistemas eletrônicos, e considerando os valores que contextualizam e justificam a utilização desses equipamentos, que coincide até mesmo nas variações de modelo das guitarras.

Um guitarrista precisa ter instrumentos que atendam sua especialidade e versatilidades.

Na prática de um gênero, o guitarrista precisa conhecer as formações de acorde específicas e peculiares para cada um. Assim como o guitarrista deve saber atuar com as variações de escalas e arpejos que condizem com determinados gêneros – do samba ao rock, ou no samba-rock.

Transcrever solos peculiares a cada gênero é uma excelente alternativa. Para a seguir analisa-lo extraindo informações fundamentais.

Lembrando que estamos falando do músico que vai trabalhar como instrumentista de um artista eclético da música, esse guitarrista também vai lecionar, vai possivelmente trabalhar com jingles e spots, gravar em estúdio…

Da questão da gravação se aprendemos de ouvido, precisamos conhecer as progressões harmônicas através de um bom estudo desse tipo de percepção.

Repertório então?

Isso sem dúvida, conhecer os repertório e clichês de cada gênero.

Pronto para ser guitarrista?

Esse artigo foi revisado em 01 de junho de 2022.

Pós Graduação
Previous articleQuero Ser Músico Entrevista: Ivan Freitas
Next articleQuero ser Músico Entrevista: Nelson Faria
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.