CLAEM – Primeiro Dia

joão marcondes
Cursos Técnicos

O primeiro dia do CLAEM 2018 foi repleto de sentimentos. Primeiramente o reencontro entre amigos na nona edição desse evento, já tradicional das nações latino-americanas.

Me segue no instagram! @joaomarcondesoficial

A Big-Band Souza Lima, arregimentada e dirigida por Daniel D’Alcântara, com o trombonista Jorginho Neto como assistente, abrilhantou a abertura. Tocando dois arranjos, um swing e uma bossa-nova de Tom Jobim com arranjo do guitarrista Nelson Faria.

Vale lembrar que a bossa-nova completa esse ano 60 anos de história, com a gravação do disco de Elizeth Cardoso contendo o violão de João Gilberto e as canções de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

A seguir da apresentação o diretor geral do Souza Lima, presidente e fundador da Alaemus e Claem, professor Antonio Mário, anfitrião de 2018, declarou aberto o congresso. E concedeu palavra ao diretor artístico e acadêmico, o grande músico e também fundador do Congresso e Associação Óscar Stagnaro.

A primeira palestra do Congresso foi sobre Frevo, um gênero musical brasileiro. Ministrado por mim, João Marcondes, representando o Souza Lima.

A seguir conceitos de improvisação na sobreposição de triades e estruturas aumentadas com Oscar Stagnaro representando a Berklee, EUA e o guitarrista Ale Demogli representando a escola Tamaba, Argentina.

No mesmo horário ocorreu a masterclass da Ana Maria Mezza, ProJazz do Chile, sobre comportamento da voz. Os alunos interagiram e participaram ativamente.

Uma pausa para o almoço. E os participantes se dividiram em dois grupos, os diretores realizando as conexões desse evento importante. E os alunos participando da práticas de conjunto, dirigidas por professores de diversas instituições presentes no CLAEM.

Para a noite estava reservado um momento de muita emoção.

 

Homenagem, como é de costume no Congresso, para um músico do país. Este ano Sizão Machado, um contrabaixista fundamental da Música brasileira. Desses que definiram o estilo e linguagem do instrumento. Foi agraciado com uma placa. Uma homenagem em vida para um dos maiores músicos da história da Música brasileira.

Vamos ao segundo dia do evento!

Pós Graduação
Previous articleBrasil – A Copa da Música
Next articleCLAEM – Segundo Dia
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.