Como escrever uma partitura quanto a duração – parte 3

ponto de aumento
Cursos Técnicos

O quadro de valores é de proporção binária! Ou seja, os valores se relacionam por metade ou dobro como visto na primeira e segunda parte desta série.

Me segue no instagram! @joaomarcondesoficial

Ocorre que nas variações da métrica ternária cujo quantificador é o número três o quadro de valores necessita de um aporte simbólico extra. A ligadura de valor primeiramente, soma os valores quando não há inflexão e o ponto de aumento apresenta a relação ampliando o valor para uma medida ternária cumprindo assim a duração.

A ligadura de valor é exclusiva para os sons, que chamamos também de valores positivos.

O ponto de aumento é um sinal de duração que abrevia a escrita e contempla a relação de proporcionalidade ternária. Símbolo permitido para valores positivos e negativos. O ponto de aumento acrescenta metade do valor da figura! Assim:

Uma mínima pontuada equivale a três semínimas. Uma semínima pontuada equivale a três colcheias.

A figura que preenche o compasso ternário, composta por um valor e o ponto de aumento será nomeada como unidade de som, representando a unidade. Observe:

compasso ternario

A utilização da ligadura de valor e do ponto de aumento sobrepostos na pauta matriz e auxiliar possuem o mesmo significado.

Ponto de aumento

Vale ressaltar que o uso do ponto de aumento abrevia a escrita visualmente. Para o momento da história que vivemos até não representa tanta diferença, possuímos canetas esferográficas, tinteiros profissionais e impressão digital, mas imagine para um compositor ou copista pautando suas partituras em um século com pena e tinteiro?

A escrita com ponto de aumento representou uma inovação simbólica incrível, e por que não chamar de invenção tecnológica para a consolidação da escrita musical ocidental.

Observe que mesmo com a métrica ternária as subdivisões do pulso permanecem binárias. O que caracteriza apenas a organização do pulso constante em fragmentos de três tempos.

Já leu as duas outras partes da série? Aproveite! E vamos em frente! Em breve a última parte dessa publicação!

Como escrever uma partitura quanto a duração? Parte 2

Publicado em 12 de março de 2018, ampliado e revisado em 30 de janeiro de 2020.

Pós Graduação
Previous articlePodcast – A escrita da partitura 2 de 7
Next articleUma breve história do Saxofone no Brasil
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.