Como estudar a música do Brasil? Com Conrado Paulino!

música brasilera
Cursos Técnicos

Como estudar a música do Brasil? Com Conrado Paulino!

Como forma de nortear o estudo, o BLOG Souza Lima em espanhol lançou a série Na Prática da Música Brasileira. O segundo entrevistado foi Conrado Paulino. Violonista, violonista, arranjador e compositor, uruguaio mas que está no Brasil a cerca de quarenta anos. É um brazuqueiro!

Eu tive a oportunidade de gravar seu disco Wrong Way, e tocando percussão! Veja só!

(1226) Todo o Sentimento (Chico Buarque-C.Bastos) Conrado Paulino, violão – YouTube

Em cada entrevista um ponto de vista de como estudar a música brasileira será trazido aqui em nosso blog!

ENTREVISTA

1) O que você considera mais relevante no estudo para desenvolver a prática da música brasileira?

O primeiro passo é ouvir, constituir uma referência de repertório. De Pixinguinha, Jobim, Bossa-nova, música mais moderna, porque se você não tem o som na cabeça, o resto é inútil. É como estudar muita escala e querer tocar jazz, mas sem ouvir jazz. É mais importante ouvir para construir essa biblioteca mental que estamos criando do que continuar subindo e descendo uma escala. Alimente primeiro as referências, memórias e vínculos afetivos. Ouvir!

(1226) Olha para o céu – YouTube

Essa cuíca aí sou eu!

2) Então, mas o que será mais dedicado no segundo momento? A melodia? Harmonia? Improvisação? Conhecimento do repertório?

O primeiro é avaliar, diagnosticar. Porque tem gente que prevalece o ouvido harmônico, outras o ouvido rítmico, até mesmo o melódico. Eu, por exemplo, sou um músico cujo ouvido harmônico prevalece. Portanto, avalia que você tem que identificar o ponto fraco e trabalhar nisso. Claro, mantendo todo mundo à vista. Para a música brasileira, entendo o acompanhamento como essencial – repertório harmônico, pistas e ritmos. Este resolvido move a melodia e a improvisação.

3) Quais são suas principais referências como compositor e instrumentista?

Minhas referências como compositor em particular são Johnny Alf e Tom Jobim. Hoje, não poderia deixar de citar o compositor e violonista Guinga, que é uma influência muito presente. E como instrumentista Hélio Delmiro, Lula Galvão e Romero Lubambo.

 

Obrigado Conrado! A comunidade latino-americana agradece!

 

Entrevista realizada por mim João Marcondes, pelo whatsapp em 6 de abril de 2019.

https://youtu.be/fMk93Ju6Sf4

Pós Graduação