Como estudar na Berklee?

joão marcondes
Cursos Técnicos

Estudar na Berklee é uma experiência única.

O mundo representado por estudantes de música se reúne em uma instituição, situada em Boston – capital e cidade mais populosa do estado norte-americano de Massachusetts. Localizada no Condado de Suffok, do qual é sede.

Não é exagero dizer que o mundo se reúne na instituição estadunidense. Realmente estão na Berklee estudantes de todos os continentes exceto a Antártida – por motivos óbvios. E quase a totalidade de países!

O investimento financeiro para cursar os programas da Berklee, para um brasileiro, com o dólar atualmente chegando à casa dos quatro reais é realmente muito alto.

Mas valem algumas considerações…

Primeiramente é preciso ter um inglês médio para avançado – segundo estudantes brasileiros consultados pelo BLOG.

Quanto maior o nível musical atingido previamente melhor, por que alguns conhecimentos no campo da performance são oferecidos na Berklee por nível – que compreende interpretação, leitura, acompanhamento e improvisação. Se prepare.

Vale a pena todo esforço. A Berklee oferece programas diferenciados, estrutura musical e física, corpo docente, orquestras, estúdios, simulações do ambiente de atuação profissional, network…

Realizamos no Souza Lima algumas ações que propiciam a realização do sonho de estudar na Berklee.

  1. O Souza Lima é única instituição brasileira que transfere créditos internacionais diretos para a Berklee. Cursando créditos na Faculdade Souza Lima, atingindo as notas médias, você transfere automaticamente os créditos que eliminam parte do programa americano. Uma economia de quase ¾ do que valor investido com a faculdade nos primeiros anos, descartando moradia e alimentação na cidade de Boston – que possui um custo de vida entre os mais elevados dos Estados Unidos.
  2. O Souza Lima realiza em janeiro, na sede, unidade Paraíso, uma avaliação de bolsas de estudo para a Berklee.
  3. O Souza Lima é a única instituição do estado de São Paulo que realiza essa avaliação de bolsas. Avaliação similar no Brasil ocorre apenas no Rio de Janeiro.
  4. O coordenador da faculdade Souza Lima é graduado com honras na Berklee. E coordena uma equipe entre formados na instituição norte-americana e músicos brasileiros de notório reconhecimento. A Faculdade Internacional Souza Lima & Berklee foi iniciada com uma primeira turma em 2004 e eu fiz parte dessa turma tendo passado em primeiro lugar.
  5. O Souza Lima oferece desde 1996 um curso preparatório para a Berklee. Para audição de bolsas de estudo. E ingresso em excelente nível.
  6. O Curso livre do Souza Lima possui estrutura curricular que também prepara para a Berklee. O curso preparatório para a Berklee, único aprovado no Brasil, do Souza Lima tem perfil intensivo pode ser individual ou coletivo.
  7. A Berklee aprova o programa de ensino, e recomenda a Faculdade e Conservatório Souza Lima, instituição brasileira, desde 1998, quando foi fechada a parceria internacional após inúmeras visitas de comissões da instituição sediada em Boston.
  8. Professores da Berklee assistiram às aulas da Faculdade e Conservatório Souza Lima para que fosse aprovada a instituição brasileira como representante internacional.
  9. A Faculdade e Conservatório Souza Lima é a única instituição brasileira que participa do BIN “Berklee Internacional Network”. Realizando e participando de palestras anualmente, atualizando os conhecimentos administrativos para transmitir aos seus estudantes.
  10. A Faculdade e Conservatório Souza Lima organiza o CLAEM – Congresso Latino Americano de Escolas de Música. Os fundadores são o Professor e diretor-geral do Souza Lima Professor Antônio Mário da Silva Cunha, e Óscar Stagnaro – docente da Berklee e instrumentista de reconhecimento internacional.
  11. A Berklee participa do CLAEM anualmente, interessada na ALAEMUS, associação também criada pela Faculdade e Conservatório Souza Lima, e que levou muitas outras instituições da América Latina a estreitar laços com a instituição norte-americana.

Estudar no Souza Lima é estudar na Berklee.

Além de uma estrutura considerada de primeiro mundo, o Souza Lima utiliza metodologias, como mencionadas, próprias da ou aprovadas pela instituição sediada em Boston.

O número de estudantes enviados em transferência de créditos diretos ou preparados para a Berklee no Souza Lima passa dos cem, e sempre muito elogiados com o nível que chegam na instituição norte-americana.

Estar no Souza Lima é muito bom.

Você pode planejar estudar na Berklee e acabar ficando por aqui.

O Souza Lima é uma faculdade reconhecida pelo MEC – com a mais alta avaliação.

O Conservatório possui curso técnico reconhecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Corpo docente com artistas, músicos, educadores, graduados, mestres e doutores.

Lembre que o diploma obtido em qualquer país precisa ser reconhecido.

Estar no Souza Lima é um excelente primeiro passo para qualquer sonho!

Vamos em frente!

#VemProSouzaLima

Pós Graduação