Como lidar com os insultos que os músicos sofrem quando estão no anonimato?

Cursos Técnicos

Como lidar com os insultos que os músicos sofrem quando estão no anonimato?

Questão de um leitor, com ideia e fundamento importantes para a formação dos músicos, que é parte dos objetivos do meu trabalho como educador aqui em nosso blog.

Me segue no instagram que logo teremos conteúdos novos e irreverentes sobre a formação do músico.

Como lidar com os insultos? Nunca insultando. Como resposta aos ignorantes, uma devolutiva constrange menos que o silêncio. Se os insultos partem dos familiares, também silencie, mas se mantendo focado.

A resposta de fato, leitor, você vai dar com o tempo, quando a pessoa assistir suas conquistas.

Alguém que está em processo de consolidação profissional em música deve ignorar avaliações precoces. Ainda mais uma avaliação provinda de uma carga negativa, e normalmente leiga – de quem acha que ser músico é tocar em botequim.

Lidar com os insultos é uma questão de amadurecimento pessoal. Se fortaleça e tenha como exemplos músicos que estão a frente na jornada extrema que é a carreira do musicista. Esse fortalecimento está na sua cabeça e em um importante plano de metas.

Cria metas para sua carreira para os próximos sete anos. Deixando como projeto crescimento, e não financeiro, o financeiro vem por colheita. Se o financeiro for o objetivo corre o risco de você desistir vendo em outras árvores dinheiro que pareça mais fácil. E mesmo que essa facilidade lhe traga um dinheiro que será gasto com sua saúde no futuro.

A melhor maneira de lidar com quem nos diminui é o silêncio e o trabalho. É usar o insulto como energia. Como força e razão para solidificar ainda mais seus planos perante a música.

Vamos falar!

E se já está consolidada sua carreira, deseje felicidades para a pessoa. E um sonoro: vai cuidar da sua vida. Sacou?

Pós Graduação
Previous articleO que é uma gig para um músico?
Next articlePra tocar bem um instrumento é preciso estudar técnica?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.