Como se referir para música brasileira sem usar MPB?

cabo
Cursos Técnicos

Como se referir para música brasileira sem usar MPB? – Resposta Rápida

Simples assim. Chame de música brasileira, e enfatize o ritmo. Enfatize a instrumentação. Enfatize o que você está cantando. Sem trejeitos, ou maneirismos, a música se estabelece muito mais fortemente.

Eu baniria o termo MPB se pudesse e em todo curso de HISTÓRIA DA PRODUÇÃO FONOGRÁFICA – do técnico em produção trato da questão, ou o alocaria na faixa de época de compositores surgidos o início dos anos 1960 até meados dos anos 1970. Algo entre Edu Lobo e Djavan – apenas como um recorte histórico.

Vamos falar dos Brasis, e um Brasil que te empresta tudo para assuntar, prosear ou conversar.

Não é possível chamar FREVO de estilo MPB e uma composição de Edu Lobo, como se fosse melhor que qualquer coisa do CAPIBA – compositor do gênero frevo, especialista. Mais um caso de frevo de apartamento.

#VemProSouzaLima

Na faculdade isso também é estudado na história da música brasileira.

Pós Graduação
Previous articleTom Jobim é bossa-nova? – Resposta Rápida
Next articleO que é MPB então? – Resposta Rápida
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.