E a Jovem Guarda é o que? – Resposta Rápida

Cursos Técnicos

E a Jovem Guarda é o que? – Resposta Rápida

Entendo a importância do movimento, dos artistas que foram lançados, e até mesmo de Roberto Carlos; mas infelizmente desconsidero a manifestação como artística por considerar um conjunto de adaptações e versões estrangeiras de má qualidade, produzidas com intuito exclusivamente comercial.

E veja, que o falecido Tinhorão conseguir ver em Tom Jobim um plagiador, mas não guardava as mesmas intenções contra o versionismo da Jovem Guarda, e até a cópia estética descarada que esse movimento colocou.

Chamar Jovem Guarda de MPB hoje, é coisa de Caetano Veloso e sua ideia de unir tudo no tropicalismo. Viva Bossa e Viva a Palhoça, é bastante poético, mas confunde bastante quem se interessa em pesquisar música.

Como Caetano tudo fica uma partida de futebol com dois times sem camisa.

#VemProSouzaLima

Ser profissional da música passa por um amplo conhecimento musical e profissional. É difícil estar alheio ao gosto, mas de certo modo observar os reflexos de um gênero na música passa por isso.

Jovem Guarda para mim é um episódio de completo desespero comercial que a indústria fonográfica brasileira passou, e isso está de bom tamanho.

Eu não abordo no meu curso de história da produção a Jovem Guarda, deveria? Não sei, creio que não, prefiro assim.

Pós Graduação
Previous articleBossa-nova é MPB? – Resposta Rápida
Next articleTom Jobim é bossa-nova? – Resposta Rápida
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.