Estado fundamental e posição fundamental em música é a mesma coisa?

o que é orquestrar
Cursos Técnicos

Estado fundamental e posição fundamental em música é a mesma coisa?

Sim, é, estado fundamental ou posição fundamental são variações da mesma condição gramatical.

Trata-se da construção de um conjunto de acorde partindo da fundamental, da nota que dá nome ao acorde, ou que confere relação hierárquica sobre as demais. Justo posto se confunde posição pelo termo ser utilizado também quanto a disposição das notas – posição aberta e posição fechada.

Questão sem dúvida de tradução. Onde diversos termos foram traduzidos alguns em literalidade, e pela literalidade não se avaliou posições que eventualmente poderiam gerar confusão na cabeça de um estudante.

Eu particularmente  quando ensino prefiro estado fundamental. Mas essa explicação sobre a equidistância e uso do mesmo termo para assuntos similares, precisa ser posta em reflexão em algum momento.

Unificar os temas e termos para que exclusivos fiquem mais fáceis de compreender para um aluno que se inicia na gramática musical.

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleO que é uma trilha sonora não-temática?
Next articleO que é forma sonata?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.