Existe sanfona para canhoto?

sanfona para canhoto
Cursos Técnicos

Existe sanfona para canhoto?

Existir pode existir, mas a funcionalidade de uma sanfona para canhoto é estapafúrdia.

O sanfoneiro destro precisa da mão esquerda de igual maneira, o sanfoneiro canhoto precisa da mão direita, de maneira interdependente as mãos são fundamentais.

Assim como para um violonista, ou para um pianista, o instrumentista da sanfona precisa desenvolver a motricidade plena. A coordenação motora fina é primordial, e a grossa está atrelada ao controle do fole.

Ao mesmo passo que não faz sentido inverter as teclas do piano, um acordeom ou sanfona para canhoto é algo irrelevante para quem pretende dominar o instrumento.

Ao violão, eu por exemplo, que sou violonista desaconselho a inversão de cordas, embora reconheça que alguns instrumentistas o fizeram com êxito tocando de maneira espelhada por toda vida. E desaconselho pelo simples fato de violões e guitarras para canhoto são até 40% mais caras, e os modelos são muito raros. Imagina quanto a sanfona seria?

E da mesma maneira que o acordeom, que o piano, para o violão tudo está interligado, ao passo que é impossível afirmar que mão é mais importante tornando irrelevante se o aluno é destro ou canhoto para aprendizagem do instrumento.

Tive alunos canhotos, iniciantes, que tocaram do início de maneira como é habitual ao violão, e outros que já chegaram com cordas invertidas, em dezesseis anos de docência cerca de quarenta alunos com esse perfil, afirmo que não há vantagem em inverter as cordas, e o mesmo será ao piano e para a sanfona.

Valeu!

Pós Graduação