Instrumentar e orquestrar é a mesma coisa?

Se utiliza staccato e tenuto junto?
Cursos Técnicos

Instrumentar e orquestrar é a mesma coisa?

Sim, ambos os termos se referem a uma ação que enobrece uma ideia melódica, apresentando em múltiplos timbres uma melodia. Em diferentes frequências, e que somadas consolidam a apresentação de uma ideia musical.

Uma melodia pode ser orquestrada com ideias como bloco, que consiste em sublinhamento, sombreamento, orquestração por pontos de apoio, orquestração por fragmentação. Termos tipificados no bom estudo da composição.

Compreende? Simples assim. Vamos falar de música de maneira a facilitar o processo criativo, desconstruindo as barreiras que o academicismo provoca nos estudantes. Procure minhas obras no streaming, tem uma gama importante de variações de orquestração.

E vem estudar!

#VemProSouzaLima

Onde estudamos isso? No técnico de composição e arranjo, mas também temos outros espaços, como por exemplo, a faculdade em sua grande de composição.

Conhece meus núcleos de compositores? Lá falamos disso.

Pós Graduação
Previous articleO que é orquestrar? – Respostas rápidas
Next articleComo devo estudar orquestração?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.