Música popular possui forma?

Cursos Técnicos

Na minha visão música popular não tem forma, possui sim, estrutura composicional.

Forma, de onde surge o pressuposto da análise da música erudita, é o conjunto de elementos que compõe a totalidade de uma obra.

A música popular possui estrutura composicional – partes que compõe um embrião, criado por um compositor, que seria o compatível com a forma, e como a música popular se comunica por fonogramas, ela possui MAPA FONOGRÁFICO.

Como descrevi no meu livro INTRODUÇÃO A PRODUÇÃO MUSICAL, o Mapa Fonográfico é a soma de elementos introdutórios, intermediários e de finalização com o embrião – a estrutura composicional.

Uma música pode ser apresentada sem delongas. Garota de Ipanema composta em AABA, duas vezes uma primeira parte, uma vez a segunda parte com dobro de compassos que a primeira, e uma vez primeira parte para encerrar.

MAPA FONOGRÁFICO

Quando apresentamos o MAPA FONOGRÁFICO com uma introdução criada em outro momento, um solo de arranjador e uma finalização qualquer, interferimos na apreciação da obra.

A forma é imutável, assim como a estrutura composicional, o mapa fonográfico muda substancialmente a cada versão.

Está na hora da música popular ter seu pensamento aprofundado e refletivo de fato, em cursos e livros. Vem comigo, vamos estudar a música popular de maneira inteligente.

Pós Graduação
Previous articleEstudar música no Souza Lima é caro?
Next articleQuais intervalos são maiores e menores?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.