O que é altura em música?

Cursos Técnicos

Todos sabemos o que é altura! Aquele prédio muito alto! Aquele lugar muito profundo! O moço que é baixinho, a moça muito alta? Só que não! Aqui estamos falando exclusivamente da altura em música! A altura como um parâmetro físico do som! O primeiro parâmetro a aderir símbolos e mais símbolos, conotações e mais conotações para estabelecer o que conhecemos como partitura.

Preparamos um infográfico especial para esclarecer os pontos da altura que surgem no fazer musical! Mas antes vamos adiantar alguns questões!

Como a altura se comporta na partitura? Quais os símbolos?

Temos as claves, as partes das figuras? E até mesmo as cifras!? Mas cifras tratam de altura?

Como organizar uma grade de coro ou para uma peça orquestral perante a escrita das notas? Grave e agudo?

E se for eu o solista, onde ficarei em uma grade tão completa?

Pronto!

A história da partitura se confunde com o descobrimento e estabelecimento simbólico dos parâmetros físicos do som. Ou será que se confunde com o estabelecimento dos valores interpretativos humanos com a relação simbólica das expressividades?

A partitura é apenas um objeto, hoje um arquivo digital é claro, mas que contribuiu massivamente para o desenvolvimento das cognições que elevaram a música para um novo patamar artístico. Década a década, século a século, a partitura conectou as relações humanas aos aspectos gráficos. Ouso até dizer que chegou muito mais longe que a escrita habitual de um idioma!

Vamos acompanhando que essa série de infográficos propõe comprovar essa tese. São sete temas centrais: Altura, duração, intensidade, e timbre. A seguir Ritmo, Melodia e Harmonia. E depois até podemos também entrar em questões mais específicas do fazer musical como instrumentação, forma e estilo.

Quer comprar um infográfico físico? Devidamente impresso em material rígido? Tudo para decorar seu ambiente com música? Acesse aqui!

Vale saber que o conhecimento é um caminho sem volta! E esse trabalho que o Souza Lima está desenvolvendo procura estabelecer novos parâmetros para a educação musical “online’!

Aproveite o infográfico da Altura! Siga nosso blog que nas próximas semanas teremos ainda muitas novidades!

#VemProSouzaLima

Publicado em 6 de fevereiro de 2018, ampliado e revisado em janeiro de 2019, e novamente em janeiro de 2020.

Pós Graduação
Previous articleQuero ser maestro (regente)
Next articleQuero ser músico engenheiro de som
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.