O que é arranjo musical?

joão marcondes
Cursos Técnicos

O que é arranjo musical?

Arranjo musical é um procedimento criativo indireto.

Enquanto a composição é um procedimento criativo direto.

O arranjo parte de uma melodia concebida por um terceiro ou mesmo de uma melodia que faça parte do inconsciente popular, ou mesmo própria, mas onde se separa os processos.

Adapta-se neste arranjo uma nova instrumentação proposta. Ou um novo gênero. Ou uma nova estética. Propõe-se uma reedição de autoria, ressaltando elementos, ou transformando-os.

O compositor propõe em sua composição a melodia, o arranjador parte dela e concebe outro produto, que varia a cada novo arranjo, pela digital que o musicista especialista insere na ação de arranjar – sobre seus trabalhos.

Eu me dedico a atividade de compositor e também de arranjador. Ambas são extremamente valorosas. Embora específicas, são complementares. E muito diferentes.

Observe a música Trocando em miúdos com diferentes arranjos:

Instrumentações diferentes, formas diferentes, solistas diferentes.

 

E agora?

Recebemos uma composição de um autor, ou a escolhemos. Transcrevemos a melodia de maneira a analisá-la. Estabelecemos novos paradigmas sobre a composição, como uma reinterpretação melódica, revemos a harmonia, revemos o ritmos. Escrevemos para cada instrumento ou preparamos a execução de modo a aconselha-la ao instrumentista.

Compomos um produto com características únicas e precisas que definem a composição para determinado público. Esta é a função do arranjo ou do arranjador.

No início do século XX com a consolidação do mercado fonográfico o músico de tradição escrita passou a vislumbrar novos trabalhos, e que bem remunerados, atraíram este perfil profissional. Embora a adaptação de composições ou até mesmo a conversação com outras obras seja comum na história da música erudita, no mercado fonográfico tratou-se de um novo procedimento.

Primeiro orientar, depois pautar e rever. Para em certo momento recriar.

O arranjo pode ser para um grupo, para uma orquestra, para uma big-band, para um instrumento solo…

Onde estudo arranjo?

O arranjo pode ser estudado nos próprios programas universitários, que possuem normalmente créditos suficientes para este aprendizado, principalmente nos de perfil popular, de instrumento ou composição.

É possível também realizar cursos técnicos com este perfil.

E aqui no Souza Lima há tudo isso, e ainda programas livres.

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleO que é fórmula de compasso?
Next articleComo são as relações de trabalho em música?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.