O que é batuta?

Cursos Técnicos

O que é batuta?

Primeiro precisamos saber que a Batuta é uma ferramenta do Regente Orquestral ou do que chamamos de Maestro. Afinal: regente ou maestro?

Maestro é um termo que usamos entre músicos, ou seja, concedido por respeito ou por
admiração. É usual, por exemplo, falarmos Maestro Tom Jobim, para se referir ao grande
compositor brasileiro cultuado por todo mundo! Fato é que Jobim dedicou sua vida para a
composição não para a regência. É chamado maestro pela contribuição para a cultura
brasileira.

Na história da música a figura do regente orquestral surgiu com intuito de estabelecer o tempo da música. Imagine que os agrupamentos, grupos de músicos, foram crescendo em número: entre quatro e dez musicistas até cem musicistas no século dezenove, já por volta de 1820.

Seria impossível naquele momento fazer com que todos os músicos tocassem juntos sem uma liderança! Do arco de um violino nasceu a tal batuta! Primeiramente um cajado que marcada o tempo, e depois como derivação do arco surgiu a batuta – um bastão de madeira, fibra ou até metálico com uma pequena esfera ou redoma.

A batuta possui a função de alongar o gesto das mãos do regente.

Imagine um músico lá do fundo de uma Orquestra, a batuta postada na mão direita esclarece a pulsação para todos do agrupamento. Compreendeu sua função?

Regência é uma área especial e tem até faculdade para formar regentes!

Esse texto é de minha autoria, Professor João Marcondes, e foi licenciado provisoriamente para um blog parceiro, e agora retorna de onde nunca deveria ter saído.

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleExiste curso técnico em Produção Musical?
Next articleBateria é um instrumento de percussão?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.