O que é CLAEM?

Cursos Técnicos

CLAEM é sigla para um congresso anual que reúne instituições de ensino musical livre, técnico e universitário de nações latino-americanas.

Congresso Latino Americano de Escolas de Música!

O Congresso começou em 2009 e é realizado nos países de forma intercalada, regressando ao Brasil depois de duas visitas externas.

Em 2018 realizamos o CLAEM na nova sede do Souza Lima. Em 2019, a edição X foi realizada em Bogotá, na aclamada EMMAT – instituição de ensino parceira da Berklee College of music.

Nos anos de 2020, 2021 e nesse 2022, tivemos os eventos presenciais cancelados dada a pandemia do COVID19. E realizados online, meu curso, foi um sucesso. Assista abaixo:

(292) Master class 1 – Armonía para la Música Brasileña, perspectivas y cambios para la práctica musical – YouTube

A edição XI do congresso, em 2023, será na República Dominicana, UNPHU. E começa dia 22 de maio, segunda-feira.

Ao longo dos 4 dias do Congresso, realizaremos palestras sobre assuntos diversos da música, do ensino, da performance, arranjo e composição, e questões como improvisação, e produção musical.

Será meu sétimo CLAEM presencial, dois online, tendo eu, João Marcondes, lecionado na Argentina, México, Colômbia, e agora República Dominicana – representando o Souza Lima.

Como são ordenadas as atividades?

As palestras ocorrem no período da manhã, com adesão de alunos, professores e diretores. Cada palestra com duração de quarenta e cinco minutos, com quinze minutos de acréscimo para perguntas e interações.

A tarde enquanto os alunos formam atividades coletivas de aprendizado – práticas de banda ministradas por educadores dos países, os diretores se reúnem em simpósios para desenvolvimento de projetos, colóquios sobre mercado, e constituição de parcerias.

As bandas dos alunos se apresentam no encerramento do evento.

O CLAEM homenageia todo ano um músico local, pelas benfeitorias como educador e músico de destaque. Em 2018 o homenageado foi Sizão Machado, baixista referencial que atuou com nomes como Djavan, Elis Regina e Chico Buarque. Como artista possui obras individuais no campo improvisação, inclusive um álbum em homenagem a Moacir Santos, simplesmente magnífico.

 

Sem dúvidas é uma experiência muito enriquecedora.

Como educador, ativamente participei de 4 edições do CLAEM, e contribuí em 2018 com a organização do evento, como membro local. E produzi o vídeo abaixo entrevistando alguns alunos que participaram do evento 2018. Conheça um pouco mais:

 

O benefício para as escolas participantes é imenso, troca mútua! o CLAEM é um projeto que vai de encontro as matrizes educacionais que procuramos desenvolver no Souza Lima!

Farei o possível para publicar diariamente no BLOG, ao longo da semana que vem, vamos torcer que seja possível!

#VemProSouzaLima

 

Pós Graduação