O que é Conservatório Musical?

Cursos Técnicos

Conservatório Musical é uma instituição de ensino dedicada a prática dos instrumentos musicais, do canto, e dos conhecimentos que cerceiam a arte de organizar os sons – como teoria, estruturação musical, rítmica, solfejo, percepção, harmonia, análise e história da música.

O primeiro Conservatório Musical foi fundado no século XVI, na Itália, na cidade de Napoli. E no Brasil remete ao início do século XIX, seguidamente a vinda da corte portuguesa ao Brasil.

Entende-se ensino da música em um conservatório como as práticas da formação de instrumentistas, a priori, e a posteriori de novos educadores, compositores, e copistas.

Cronologia

Em um Conservatório prevê-se um ensino cronológico das práticas musicais, equidistante do desenvolvimento técnico e estético. No Conservatório se introduz novos repertórios ao estudante respeitando certa cronologia, tanto na prática de seu instrumento quanto como ouvinte. Um repertório previsto, e que independe do planejamento do futuro musicista. Seguíamos a tábua do repertório, e nada mais. Não havia voz discente.

Dias de hoje

Nos dias de hoje os Conservatórios foram diluídos em uma nova ótica. Essa visão contemporânea permite um curso que interajá com o estudante, levando-se em conta sua ampla formação estética, oriunda do conhecimento adquirido nas centenas e centenas de horas de apreciação desregrada.

A ideia contemporânea de Conservatório Musical respeita essa pré-formação, ou seja, o aluno também é propulsor da escolha de seu repertório. Embora esteja sujeito a diretrizes técnicas, progressivas, e pré-estabelecidas.

Provavelmente em 1990, tivemos a última geração que se formou nos Conservatórios com visão tradicional, na cidade de São Paulo. Não que não haja ainda esse tipo de educação pelo Brasil, porque no mundo há sem sombra de dúvidas, principalmente na Europa. São cursos de longa duração, sete anos para o violão, nove para o piano, e que concedem formação certificada.

Formato – Curso técnico e Faculdade

O Brasil possui cursos técnicos em detrimento ao Conservatório Tradicional. Ainda aqui se cursa Faculdade de Música, também em detrimento a forma original.

A formação no Brasil hoje, em São Paulo, possui um eixo de cursos de música em formato livre (de preferência os bem estruturados), que caminha para o curso técnico, para depois graduação – licenciatura ou bacharelado.

É uma questão de mudança, de abrangência, de novos formatos, de novas nomenclaturas.

Espero que tenha ajudado! 

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleO que é uma Roda de Samba?
Next articleO que é Regional de Choro?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.