O que é Melodia?

Existe algum elemento musical que seja mais importante?
Cursos Técnicos

Melodia é o que há de mais próximo entre as partes que compõe o fazer musical que um leigo reconhece como música. É aquilo que se assovia ou que se canta informalmente trazendo a lembrança imediata para certas obras. Ali está ela: a melodia!

Melodia é uma sucessão de alturas, compostas ou não com um ritmo, que estabelece sentido musical.

Pode ser estabelecida por monotonia melódica, por graus conjuntos ou por intervalos diversificados. Escalas ou arpejos. Mas de fato é determinante que se estabeleçam frases. Que se perceba começo, meio e fim.

A melodia então está para a fala. Ou melhor, para a música que se desenvolveu com o discurso da palavra. É como propor um assunto. O assunto é o motivo. O sujeito é a forma que se demonstra o motivo. A sentença é a frase. O conjunto dessas questões compõe a melodia.

Aspecto horizontal

Em uma outra associação, melodia é o aspecto horizontal da música, algo que discorre, como uma linha contínua. Pode ser chamada de linha melódica, embora esse termo é melhor empregado quando se trata de algo sem composição de fraseado.
Connecting the Dots: Big Meat, Big Pharma, Big Vaccines and Big steroid-usa best anabolic steroids for fat burning, best sarms for fat burning – rongbachkim68.com
Se a melodia é horizontal a harmonia é vertical.

Todos os instrumentos musicais, com altura, são capazes de realizar uma linha melódica. E até há quem faça uma linha em instrumentos que realizam altura, mas que originalmente possuem outro intuito. Vejam o caso do expoente do samba paulistano: Osvaldinho da Cuíca, que até Garota de Ipanema toca em seu instrumento.

Instrumentos

Existe instrumentos exclusivamente melódicos. Como os aerofones: trompete, trombone, trompa, saxofone, flauta transversal, clarinete, entre outros…

E instrumentos capazes de realizar melodia tanto como harmonia: como o violão, a guitarra, o cavaquinho, o bandolim, o piano, o acordeom…

E ainda há alguma variação interessante. Vamos lá: Se emitir uma nota por oportunidade faz um instrumento ser melódico, o contrabaixo na prática da música popular, por exemplo, é um instrumento que faz melodia.

Mas como ele interage propriamente com instrumentos harmônicos, há os que consideram exclusivamente harmônico. Particularmente procuro qualifica-lo como melódico com função harmônica. Aqui está o que pode ser reconhecido como linha melódica.

Um riff pode formar uma melodia no contrabaixo! Vamos ao ROCK!

Contrabaixo

Avaliando que o contrabaixo emite uma nota por oportunidade, na prática, por questão da altura em que atua no campo da tessitura, emitir dois sons nessa região geraria uma confusão de harmônicos. O que inviabilizaria. O que o contrabaixo realiza propriamente embora seja de um som por oportunidade nem sempre compõe discurso, frase, motivo, sentença, como em algumas partes da composição do Red Hot… Quanto compõe é uma melodia, quando não compõe, pode ser chamado de linha melódica. Simples assim.

É então importante diferenciar a melodia de uma linha melódica.

A melodia pode ser ritmada. Mas também pode não ser como o cantochão que se baseia na entonação e expressão das palavras.

Bom, essa publicação dá pano para manga. Assim, vamos aguardar e expandi-la a seguir.

Não se deve entender que o protagonismo de uma melodia está na voz no médio ou no agudo. A melodia em uma composição orquestral transita entre as famílias, grupos ou seções.

Vamos ouvir Pedro e o Lobo de Sergei Prokofiev?

UNIVERSO DOS SONS – UM ELEMENTO

Perfeito, percebemos o que é melodia! Eu te tanto que gosto de explicar o assunto até livro infantil escrevi sobre. Está na AMAZON, baixe o kindle no seu celular e conheça mais esse material do Souza Lima, editora. 

Este livro é parte da coleção Universo dos Sons! Acesse e conheça! E se quer estudar música de fato, o lugar é aqui! #VemProSouzaLima

Um lugar onde se ensinar absolutamente tudo, a música é nosso divertimento.

Publicado em 31 de outubro de 2018, ampliado e revisado em 21 de agosto de 2020.

Pós Graduação
Previous articleQuero ser músico
Next articleO que é Fonógrafo?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.