O que é ordem dos bemóis?

Cursos Técnicos

O que é ordem dos bemóis?

É uma seita religiosa que ignora os sons naturais. Não! Não! Não!

Foi apenas uma piada para começar a explanação.

Ordem dos bemóis é uma estrutura de abreviação musical que apresenta a entrada dos acidentes na reprodução de escalas em uma reprodução constituída por ciclos de quinta descendente.

O primeiro bemol que ingressa na estrutura de reprodução está estabelecido na nota si. Si bemol então, quanto a altura, é o primeiro dos bemóis na escala de fá maior (única fundamental natural do conjunto das escalas com bemol).

Escala de fá maior: fá, sol, lá, si bemol, dó, ré, mi e fá. Mantendo a distância de tons e semitons de uma estrutura maior: T T st T T T st.

A seguir nas próximas estruturas ingressam os bemóis nas notas: mi, lá, ré, sol, dó e por ultimo na nota fá.

A ordem dos bemóis, ou melhor a ordem que se estabelecem os bemóis na armadura de clave, então é si bemol, mi bemol, lá bemol, ré bemol, sol bemol, dó bemol, é fá bemol.

Caracterizando respectivamente as escalas de fá maior ou ré menor, si bemol maior ou sol menor, mi bemol maior ou dó menor, lá bemol maior ou fá menor, ré bemol maior ou si bemol menor, sol bemol maior ou mi bemol menor, dó bemol maior ou lá bemol menor.

Curiosamente a ordem dos sustenidos ocorre de maneira inversa. Mas isso já é assunto para outra publicação.

Auxiliou?

Essa foi a resposta para outra questão! Gostou? Compartilhe!

Opinião: 

A armadura de clave deve ser utilizada quando se caracteriza expressamente um determinado conjunto. Se em outro ponto da história a organização dos acidentes serviu como abreviação, hoje a constituição da armadura nos serve para organização, tanto da execução quanto da análise musical.

Se interessou mais sobre esse assunto? Há outras publicações aqui que desenvolvem o tema.

Pós Graduação
Previous articleComposição: Como musicar um poema?
Next articleAs Características da Viola Caipira (brasileira)
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.