O que é polifonia em música?

Coro
Cursos Técnicos

O que é polifonia em música?

Polifonia é uma prática musical constituída na interrelação de melodias, entre duas ou quatro vozes que ao se comportar de maneira melódica constituem relações harmônicas.

A prática polifônica é uma contraposição natural a prática homofônica, esta que em tradução não literal significa vozes similares, do grego, algo como uníssono.

A polifonia é uma prática que remete ao estilo Renascentista, onde se consolidou, e barroco, onde encontrou seu apogeu e declínio.

A música clássica, por exemplo, ao se estabelecer abandonou substancialmente as práticas polifônicas, adotando o conceito que se pode dizer de camadas, em uma visão contemporânea – onde há uma melodia protagonista, uma outra camada de contraposição e outra de acompanhamento.

A polifonia tem seu primeiro respiro nos agrupamentos vocais, como prática do organum medieval, quando havia uma melodia principal, conhecida como cantus firmus, e uma contraposição livre ou melismática.

A partir do renascimento as vozes se organizaram, e a polifonia se consolidou como um conceito de melodias livres, independentes (embora interdependentes, ou relacionadas).

O resultado dessas melodias polifônicas resultou justamente no processo conhecido como harmonia.

A polifonia remete então aos processos de estudo da harmonia tradicional e do contraponto, nos estudos que realizamos na formação do musicista.

Como sugestão que tal ouvir Palestrina para perceber a prática polifônica?

Esse artigo tende a crescer bastante, acompanhe!

Pós Graduação
Previous articleQuero ser Musicista Entrevista: Gabi Gonzalez
Next articleO que é empréstimo modal?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.