Qual a diferença entre Posição Aberta e Posição Fechada em um acorde?

Então não é preciso estudar harmonia?
Cursos Técnicos

Posição é a maneira que se dispõe o conjunto de notas que se representa ou se executa um acorde. Comparando iguais disposição, se fundamental ou alguma inversão, entre si.

A posição fechada é aquela cujas terças que compõe o conjunto de um acorde estão apresentadas de maneira sucessiva e ininterrupta (com exceção da 4ª voz de uma tríade – dó mi sol dó, fechada).

Enquanto a posição aberta o mesmo conjunto está apresentado de maneira interrompida, quanto às terças sobrepostas que o originam.

Dó mi sol, identificado o conjunto, como tríade maior. Todos na mesma oitava.

Dó, mi, sol, si, identificado o conjunto, como tétrade maior com sétima maior. Do mesmo modo, todos na mesma oitava.

Fato que uma estrutura de acorde, seja de posição aberta ou de posição fechada, usufrui do mesmo conjunto de notas.

Quanto a inversões

A questão da posição aberta e fechada se mantem quando se trata de inversões. Quando determinado som do conjunto que não sua fundamental está apresentada como nota mais grave.

TRÍADE

A tríade possui posição fundamental, e duas inversões.

Se o baixo está na terça, primeira inversão.

Se o baixo está na quinta, segunda inversão.

TÉTRADE

A tétrade possui posição fundamental, e três inversões.

Se o baixo está na terça, primeira inversão.

Se o baixo está na quinta, segunda inversão.

Se o baixo está na sétima, terceira inversão.

O baixo pode estar apenas nas notas que compõe o conjunto. Se eventualmente encontrar um acorde cuja nota que está no baixo, não faz parte do conjunto, é porque se trata de outro conjunto. Não vamos chamar de erro, pois a concepção da cifra é facilitar ao máximo a interpretação. Mas não escreve algo que vá de encontro a ideia de conjunto em uma avaliação.

Cifra: Uma linguagem interpretativa.

Essa publicação contribui com o argumento de que a Cifra é uma linguagem totalmente interpretativa. Em contraposição a partitura cuja linguagem é direta.

A cifra estipula o conjunto de notas sem declarar disposição. A disposição é estabelecida por  questões como: gênero, estilo e a especificidade de um instrumento.

Conhece o livro: Introdução a harmonia? Minha autoria, adquira no Souza Lima!

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleDe onde vêm os acordes?
Next articleAs características do Contrabaixo Elétrico
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.