O que é tessitura?

o que é tessitura
Cursos Técnicos

Tessitura é o termo empregado para definir o registro de um instrumento, melodia ou de uma voz. A distância que compreende o som mais grave e o mais agudo é o que define o termo tessitura.

A voz humana destreinada possui registro médio de décima. Uma voz masculina treinada pode ultrapassar duas oitavas.

Cada instrumento possui sua própria tessitura.

O piano é o instrumento de maior tessitura, atingindo sete oitavas e meia. Equivalente a soma dos instrumentos de uma orquestra – do mais grave ao mais agudo.

O violão possui tessitura de três oitavas, entre a sexta corda, e a décima segunda casa da primeira corda. Ainda extensível por uma quinta justa na região que avança ao corpo do instrumento, chegando a uma nova nota si.

O violão de sete cordas

O Violão de Sete Cordas inclui uma corda mais grave, normalmente afinada em dó, que lhe acrescenta uma terça maior. Então, a tessitura do violão de sete cordas é de três oitavas e uma terça maior.

O cavaquinho possui tessitura de apenas duas oitavas. A menor entre os instrumentos de cordas pinçadas.

A guitarra elétrica de até quatro oitavas. Alguns modelos fixaram-se em três oitavas e uma sétima.

Melodia

No emprego do termo observamos questões como tonalidade e adaptação. Determinado registro de uma melodia pode atender melhor um instrumento em uma tonalidade específica. Para isso atuamos com a transposição avaliando o parâmetro da Tessitura.

Por exemplo: A música Wave de Tom Jobim possui como som mais grave a nota ré pautada no primeiro espaço suplementar inferior, e a mais aguda a nota si, pautada no segundo espaço suplementar superior. A melodia é de uma oitava e uma sexta maior.

Avaliando esse parâmetro podemos, por exemplo, escolher a melhor tonalidade para que se cante ou toque,em determinada voz, ou em determinado instrumento.

O fator é simples.

E agora? Caro leitor, essa publicação foi realizada para atender sua pesquisa. Compreendeu melhor as questões desse termo da linguagem musical?

Vide que cada infográfico da série “Características de um instrumento” utiliza da terminologia em sua composição.

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleDois milhões de usuários
Next articleO Brasil deveria ter política pública para música?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.