O que é uma Orquestra Sinfônica?

orquestra sinfonica
Cursos Técnicos

O que é uma Orquestra Sinfônica?

É um agrupamento referente a música escrita, de origem ocidental, europeia, cujo desenvolvimento foi iniciado nos grupos camerísticos ampliados da música barroca, no século XVIII, e consolidado como a grande orquestra Bethooviana do século XIX, já no que consideramos romantismo.

Existe uma dúvida comum entre os músicos profissionais e estudantes/apreciadores de música: qual é a organização de uma orquestra sinfônica? Para responder a esta dúvida, criei um infográfico completo, disponível em nosso blog, mas que também é comercializado de maneira impressa. E compartilhado de maneira digital.

A Orquestra Sinfônica é sem dúvida uma das maravilhas da humanidade.

Um passo perfeito entre a organização estilística e o fazer artístico musical. Na Orquestra Sinfônica mora a perfeição do equilíbrio dos instrumentos ocidentais. Todos acústicos! E tão bem relacionados!

Claro que a orquestração – ato de compor ou adaptar uma melodia para uma orquestra – demorou duas centenas de anos para se estabelecer. Das orquestras barrocas provindas de contínuo – um instrumento que reduzia as vozes da orquestra, como o que era feito no coro renascentista, até chegarmos a orquestra romântica muito se desenvolveu.

Um agrupamento vivo! Onde as vozes se entrelaçam e as famílias convergem, e quando há perguntas e respostas coexistindo por um valor maior!

Há na orquestra sinfônica (romântica) famílias das madeiras, dos metais, das cordas friccionadas – em maioria, a percussão com e sem altura definida. O solista que pode ser qualquer um nos concertos solo, inclusive instrumentos que não compõe originalmente a orquestra.

Conheça a organização de uma orquestra sinfônica por que ela faz parte do fazer musical ocidental

Você já assistiu uma orquestra sinfônica?

Ouvir não é o bastante. A música erudita está atrelada a visualização. Assim como o jazz, talvez, guardadas as devidas proporções…

É uma impressão interessante ouvir a gravação histórica como o disco Kind of Blue de Miles Davis, mas imagine presenciar algo como essa gravação?

Sem sombra de dúvidas algumas músicas nos trazem mais que uma experiência auditiva.

Poderia até dizer que presenciar uma orquestra sinfônica na sala São Paulo é uma imersão para o templo da música. Onde o cheiro importa. Onde o olhar importa.

Vamos conhecer as características desse agrupamento nesse infográfico que preparamos especialmente para você.

 

orquestra sinfônica infográfico

A música para Orquestra tem como principais referências composicionais:

Brasileiras: Heitor Villa-Lobos (1887 – 1949), Camargo-Guarnieri (1907 – 1993), João de Souza Lima (1898 – 1982), Alberto Nepomuceno (1864 – 1920), Edmundo Villani-Cortes (1930).

Internacionais: Hector Berlioz (1803 – 1869), Claude Debussy (1862 – 1918), Ludwig van Beethoven (1770-1827), Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), Igor Stravinsky (1882-1971), Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893).

Podemos afirmar alguns desses personagens como fundamentais para consolidação e transformação da Orquestra:

Haydn e Mozart para a música clássica. Beethoven na transposição entre o período clássico e romântico, em suas próprias sinfonias. Berlioz como o compositor das dinâmicas extremas, explorando profundamente os recursos da orquestra. Debussy pela abordagem harmônica. Stravinsky pela abordagem rítmica.

Observe em cada período sua orquestra, verifique os instrumentos, timbres, e formas de agrupar ou realizar os instrumentos pela orquestração.

Orquestra Clássica

Orquestra Romântica

Cresce em número de instrumentos tanto quanto composição e arranjo, quanto dinâmica e tessitura do Barroco ao Romantismo.

Conteúdo e texto de João Marcondes para infográfico de Jean Forrer.

Opinião pessoal: Compor música para orquestra está entre os fazeres mais belos do compositor.

Conhecer os agrupamentos internos, os timbres que reconhecidamente se conectam. Historicamente compuseram melodias e seções. Transpuseram claves e desenvolvimentos. Compreender então a habilidade que alguns instrumentos possuem de se juntar levando a um timbre composto, diferente do que seria individualmente o instrumento como solista, ou participe individualmente de um trecho de uma peça composta para orquestra.

Orquestrar é como elevar para um romance um dito popular. Ou é como fazer de uma foto um filme!

As ações atribuídas aos músicos participantes do processo criativo e pratico de uma Orquestra envolvem muito estudo.

Todos os violinistas participantes de uma orquestra estudaram para ser solistas. Possuem o refinamento técnico que os permitiria solar em um conjunto. Serem por si protagonistas.

Ao maestro, que se espera o conhecimento e aprofundamento para guiar tantos protagonistas, na rigidez e no acalanto, de fato providenciando a liderança, como de uma nação diversificada – onde todos possuem interesses individuais mas precisam ser conduzidos por um bem comum.

Vale o estudo! E primeiro! Para conhecer a Orquestra é preciso ouvi-la!

#VemProSouzaLima

Atualizado em 04 de novembro de 2023.

 

Pós Graduação
Previous articleO que é MPB então? – Resposta Rápida
Next articleO que é orquestrar? – Respostas rápidas
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.