O que é uma segunda subdivisão?

O que é uma segunda subdivisão?
Cursos Técnicos

O que é uma segunda subdivisão?

A segunda subdivisão é um termo musical tanto da linguagem quanto  gramática musica que se refere a capacidade de dividir o pulso constante em partes iguais, de maneira binária ou ternária. Sendo, nesse caso, dividir duplamente.

O compasso simples divide o pulso, aqui chamaremos de 1, como inteiro, em duas ou quatro partes iguais. Sendo que ao dividir em quatro partes chegamos na segunda subdivisão.

Assim ou estarão em quatro partes iguais, ou em seis partes iguais, se tratarmos o compasso composto ou a existência de quiáltera.

E no composto?

Já em um compasso composto se divide o pulso primeiramente em três partes iguais, subdivisão ternária, se subdividir novamente chegamos a seis partes, que chamamos de segunda subdivisão.

O compasso simples gera a progressão matemática 1 2 4 8, enquanto o compasso composto gera a progressão matemática 1 3 6 12. Sendo que o doze é humanamente impossível de se realizar.

O primeiro número da progressão é o pulso, o segundo número é o que chamamos de primeira subdivisão, seguindo então ao número da segunda subdivisão.

Apenas o compasso simples faz uso da terceira subdivisão, no compasso composto é trata-se de especulação teórica quase que na totalidade dos casos.

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleO que é uma primeira subdivisão?
Next articleO que é uma terceira subdivisão?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.