O que o carnaval representa para a música brasileira?

o que o carnaval
Cursos Técnicos

O que o carnaval representa para a música brasileira?

Um leitor trouxe a questão em meio aos confetes e serpentinas, ao festejo e cortejo do nosso carnaval! Afinal o que o carnaval representa para a música brasileira?

Difícil responder à questão sem compreender totalmente a visão que moveu o leitor em sua dúvida. Estaria ele com uma visão pejorativa ou seria uma visão de alguém interessado no assunto?

Se de maneira pejorativa entendo que o leitor foi movido por uma visão preconceituosa do que o Carnaval ou por uma visão interessada, o leitor pode ter associado a quantidade de gêneros musicais que até hoje movem os cortejos carnavalescos (embora haja aberrações nos carnavais de rua brasileiro nos dias de hoje).

Apenas para citar alguns gêneros no carnaval brasileiro desfilam no carnaval sambas, sambas-enredo, frevos, maracatus, marchas, marchinhas e marchas-rancho.

Me intriga a visão preconceituosa de quem entende o carnaval apenas como esbórnia, predileção de quem não sabe que o Brasil, um país cuja escravidão findou-se a menos de cem anos, teve o carnaval como momento em que os escravos tinham a possibilidade de se divertir. O preconceito dessas pessoas está enraizado na história do Brasil colônia, foi transmitido de geração em geração e passa tristemente pelo racismo.

O Carnaval no Brasil, que se chamou entrudo, é uma festividade permitida pelos senhores dos escravos naquela altura da história, os mesmos senhores que ainda estão no poder e condenam a festividade. Tudo é claro, por ser o carnaval uma festa de origem negra.

Posto que justamente no Brasil colônia os ranchos carnavalescos, blocos que no início do século XX deram origem as escolas de samba, tiveram influência direta para todo compositor brasileiro. Os gêneros musicais citados estão associados ao que o carnaval representa para a música brasileira em seu estrato mais íntimo contribuindo com extensa produção artística.

Sua visão é preconceituosa sem que você saiba? Será?

Espero que não. Há todo tipo de carnaval hoje no Brasil, e o impacto que teve sobre nossa cultura é simplesmente formidável. Se você não gosta da festa de rua, que tal ouvir a música artística que produzimos através da composição popular? Vou deixar duas sugestões.

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleO que é um acorde diminuto?
Next articleTodo mundo pode aprender a compor?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.