O que preciso saber para escrever um arranjo?

Cursos Técnicos

O que preciso saber para escrever um arranjo?

Primeiro você precisa estar alfabetizado musicalmente, esse sem dúvida é o primeiro elemento que você precisa saber para escrever um arranjo.

O segundo é compreender que os instrumentos estão colocados em nossa percepção em camadas:

– A primeira camada, aquela que nos chama mais atenção, é a protagonista.

– A segunda camada é aquela que nos traz uma atenção secundária, normalmente que contrapõe a primeira camada. Costumo dizer aos meus alunos que a segunda camada tem vida suficiente para consolidar de maneira interessante a percepção mesmo que falte a primeira camada! A segunda camada chamamos de antagonista.

– A terceira camada é aquela que nos habituamos rapidamente, ali mora o ritmo, o groove, aquilo que de repente esquecemos de apreciar na percepção. A terceira camada é o que chamamos de contínuo.

O terceiro passo é conhecer a escrita dos instrumentos musicais. Saber qual a função e quando cada função ocorre em um instrumento é de suma importância. Fato é que todos instrumentos são ferramentas para quaisquer das camadas, basta saber usa-los.

Harmonia é um fato importante! Mas não é preliminar!

A harmonia é textura e está quase que em sua totalidade na terceira camada. Concederá impressão ao ouvinte. Sensação. Sonoridade. As ideias melódicas compõem a percepção preliminar dos ouvintes. É fato!

Antes de engolir um livro de harmonia, ouça muita música! De todos os estilos e gêneros! Estude desenvolvimento melódico! E vamos experimentar!

Arranjo é um experimento!

Evidentemente possuímos classes para desenvolver o arranjo! Eu mesmo leciono dois cursos desta prática: Arranjo para pequenos agrupamentos e Arranjo para agrupamentos médios! Cada curso tem duração de um semestre! E o aprendizado é realmente relevante! Saiba mais!

Quem pode estudar arranjo?

Na minha opinião quem deve, não quer pode, seguindo a ótica da diversificação de nossa profissão, todo músico deveria ser capaz de compor e escrever arranjos!

É isso o que precisamos saber para escrever um arranjo!

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articlePara que serve um músico?
Next articleMeu filho quer ser músico, e agora? – parte 2
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.