O que são compassos correspondentes?

compasso correspondente
Cursos Técnicos

O que são compassos correspondentes?

Compassos correspondentes é terminologia da teoria tradicional que impute relação entre compassos simples e compassos compostos.

Todo compasso simples, de subdivisão binária, possui um compasso correspondente de subdivisão ternária, justo posto, um compasso composto.

Um compasso binário simples possui então um compasso binário composto que é correspondente. Um compasso ternário simples possui um compasso ternário composto que é correspondente. O compasso quaternário simples possui um compasso composto correspondente. E vice-versa.

A curiosidade sobre a teoria tradicional dos compassos correspondentes é que na prática musical é raro que compasso simples e composto se sucedam ou até se relacionem. Ou mesmo que se equivalham quanto a métrica, se de dois tempos, se três tempos, se de quatro tempos, o sentido de compasso corresponde parece apenas teórico.

O conceito é fácil de ser compreendido: o compasso simples em sua fórmula de compasso estipula o número de cima, quantificador, a quantidade de tempos, de pulsos, o número de baixo, o qualificador, a qualidade da figura que vale um tempo, a unidade te tempo. O compasso composto por sua vez estipula no quantificador a quantidade da primeira subdivisão, e o número de baixo a qualidade da primeira subdivisão.

Assim há uma proporção ternária no quantificador, já que o compasso composto propõe uma hipotética subdivisão ternária. E há uma proporção binária no qualificador, já que entre representar a unidade de tempo e a primeira subdivisão, é uma proporção matemática de divisão simples.

O compasso simples dois por quatro é correspondente do compasso composto seis por oito.

Três por quatro, compasso simples, é correspondente de nove por oito.

Invertendo a relação, o compasso composto doze por oito é correspondente do compasso simples quatro por quatro.

O quantificador se relaciona ao multiplicar ou dividir por três, três subdivisões, dependendo se partimos do compasso simples ou do composto. E enquanto o qualificador se relaciona ao multiplicar ou dividir por dois, dependendo se partimos do compasso simples ou do composto.

Não fiz exemplos em partitura ainda, mas pretendo fazer. O BLOG segue vivo!

#VemProSouzaLima

Mas por enquanto fique em casa!

Pós Graduação
Previous articleExiste uma tonalidade que não seja nem maior nem menor?
Next articleO que é uma Orquestra de Frevo?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.