O que um músico precisa? Reconhecimento, respeito ou fama?

O que um músico precisa? Reconhecimento, respeito ou fama? Vamos lá, mais uma reflexão do professor João Marcondes.

Cursos Técnicos

O que um músico precisa? Reconhecimento, respeito ou fama?

Cada músico planeia sua carreira conforme seus sonhos. É verdade que alguns sequer planejam vivenciando suas experiências – aqueles que deixam literalmente a vida levar.

Recentemente fui perguntado por uma entrevistadora como era ser artista no Brasil da pandemia; e eu respondi que eu não me via como artista, e sim como um operário. E se hoje procuro algo da proposta desse artigo, ou percebo que procurei algo, sempre esteve no campo do reconhecimento.

Reconhecimento dos alunos principalmente, de seus familiares, e isso encontrei em meu trabalho. Você pode até não gostar de mim, da minha arte ou do meu trabalho, mas se você conhece um pouco do que faço você me respeita.

Em 2022 produzi sete discos e entre eles lancei quatro discos autorais, com meu nome na capa. Orientei trinta e duas monografias; publiquei quatro livros metodológicos; e dois livros de poesia. Alguns literalmente acham pouco.

Aqui no BLOG publiquei mais de duzentos artigos, claro, como é habitual. Criei e aprovei quatro cursos entre Secretaria da Educação e MEC.

Posso ser uma pessoa então que você odeia, como muitos por aí – alguns por inveja e outros por ambição, mas falar o que da obra que pude reunir em menos de vinte anos de carreira?

Caminhei esse tempo em prol do desenvolvimento do meu projeto de vida, e sigo meu plano de carreira em septénios, e ainda estou começando. E você?

Para mim, pode ficar com a fama…

#VemProSouzaLima 

 

Pós Graduação