O que vem primeiro no estudo da música?

O que vem primeiro no estudo da música?
Cursos Técnicos

O que vem primeiro no estudo da música?

Em um cenário ideal, na minha opinião, solfejo. A arte de ouvir e cantar, na minha concepção como educador, deveria antecipar absolutamente tudo em música.

Infelizmente o que se percebe é um grau de ansiedade muitíssimo alto por parte dos estudantes de música, e uma cobrança que o instrutor acaba por ceder e romper qualquer planejamento.

Então, o que deve vir antes é a organização do programa e sua proposta.

Um projeto pedagógico deve ser mantido independentemente das vontades e necessidades dos estudantes. Até entendo que precisamos ter espaço para nos adaptar, mas um projeto prevê uma construção que culmina em algo, assim se espera uma formação.

Como trabalhar o projeto pedagógico?

O instrutor ou coordenador de um programa precisa demonstrar o percurso, ter segurança dele, levar o estudante passo a passo, e ao mesmo tempo que conduz o presente, demonstra os elos com o que veio antes e o que virá depois.

Ou seja, o estudante precisa compreender o processo em que está inserido. É uma jornada. E que se vier sem surpresas, será melhor.

Por exemplo: estamos caminhando junto, e passaremos no futuro breve  por um caminho mais tortuoso. Advertir sobre é algo realmente importante, para que o estudante possa se preparar emocionalmente para o momento que vai chegar.

O domínio pleno do percurso pelo instrutor ou coordenador pedagógico é um fundamento básico para a boa realização de um projeto pedagógico. Esse é um ponto central!

#VemProSouzaLima

Aqui você encontra de fato cursos renovados e projetos pedagógicos profundos e bem coordenados para o que vem primeiro no estudo da música na formação do produtor musical, do compositor, do instrumentista e do arranjador.

 

Pós Graduação
Previous articleMúsico também tem hater?
Next articleO que o músico deve divulgar em suas redes sociais?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.