Orientações para redação da prova de música

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Cursos Técnicos

A redação faz parte do vestibular de música das principais universidades do Brasil.

E por mais que se trabalhe o conceito da redação nas práticas do ensino médio e cursinhos do ensino regular, deve-se observar para as questões específicas das redações para música:

1) Você será avaliado por sua linguagem musical

Utilize termos, estratégias e elementos que fazem parte da linguagem específica da música. A música como qualquer outra área do conhecimento humano possui termos técnicos, e o vestibulando precisa demonstrar conhece-los.

Um exemplo básico:

Terminologia correta: “A colcheia possui cabeça de nota preenchida, haste e um colchete.”

Terminologia incorreta: “A colcheia possui cabeça de nota preta, pauzinho e bandeirinha”.

Evidentemente exagerei para chamar a atenção quanto a importância do conhecimento aplicado da linguagem musical.

Uma demonstração do conhecimento da linguagem musical está no tratamento dos termos de andamento. Ou sinais de expressão para intensidade. Acelerando, diminuindo ou rallentando. Crescendo e decrescendo. Termos!  Revise isso, você pode precisar.

E cuidado com a confusão com os termos coloquiais que utilizamos e que podem suscitar alguma proximidade.

Esses termos provém do italiano.

2) Não insira informações imprecisas em sua redação

Muitas universidades utilizam como parte de seu processo seletivo uma entrevista. Acontece que essa entrevista utiliza na avaliação do que você escreveu em sua redação.

Ficou claro?

Não invente terminologias. Não insira informações imprecisas ou informações que não possa defender.

Em um vestibular da USP havia a questão: “Cite três grandes operistas”.

O aluno entre os escolhidos lembrou-se de L. V. Beethoven, sem dúvida um imenso compositor da música erudita, mas que fez apenas uma Ópera.

Fidélio possui realmente um coro maravilhoso. Na entrevista o aluno vestibulando foi arguido e não soube justificar sua escolha.

Beethoven foi um grande operista?

Se considerar a importância de sua única obra para o repertório da Ópera, talvez.

Se considerar toda produção que realizou para a Ópera, não.

Se considerar a relação entre Beethoven e os compositores de Ópera, também não.

Considerações Finais

Procure fixar os termos da linguagem musical.

Estude com grau de profundidade as principais questões da formação em história da música. E da composição, se o bacharelado for na área. Ou da interpretação da obra que escolheu tocar, se o bacharelado for em instrumento. Dos livros de educação musical, se for licenciatura.

Quem são os grandes opertistas? Quem compôs concertos? O que é concerto grosso? O que é concerto solo? O que é sinfonia? O que é forma sonota? São questões similares, possíveis.

Mas mais do que tudo, não escreva o que não poderá defender. E se escreveu memorize, revise em pensamento e nos livros o que escreveu e se prepare para as perguntas que virão na entrevista. Se defender com precisão poderá salvar a má colocação pautada na redação.

Por exemplo da questão dos operistas:

“Coloquei L. V. Beethoven por considerar sua ópera um marco, pelo coro reconhecido internacionalmente como um dos mais belos já compostos para o repertório operístico. E por entender, que assim como Claude Debussy, que compôs apenas um Quarteto de Cordas, mas que transformou a música do século XX, Beethoven também contribuiu com o repertório da Ópera a sua maneira”.

Preparatório para Vestibular no Souza Lima começará a turma semi-intensiva em maio de 2019. Estaremos a disposição para auxiliar.

#VemProSouzaLima

E boa sorte!

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João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.