Para compor músicas, eu preciso tocar um instrumento?

composição
Cursos Técnicos

Para compor músicas, eu preciso tocar um instrumento?

Não. Para compor suas músicas você precisa ter ferramentas para estabelecer o processo composicional. Estamos falando aqui da composição popular de letra e música.

Eu criei há alguns anos atrás o curso livre aqui do Conservatório e Faculdade Souza Lima, chamado Composição: Letra e Música. Já se vão mais de uma dezena de turmas, e o marco que temos é o desenvolver justamente os elementos que estabelecem a atividade do compositor.

Vamos cravar que compositor em música popular é tanto aquele que tem a habilidade de conectar texto em música, musicalizando, ou colocando letra em uma melodia, quanto aquele que compõe exclusivamente melodia.

Não, para compor música você não precisa tocar um instrumento.

Em nosso curso começamos estudando os paradigmas da letra. Como compor de fato uma letra de música? Quais os elementos que podem ser conquistados para que não esperemos o que o senso comum denomina inspiração?

Cada tópico do programa acrescenta um ponto de vista! Como criar e justificar um texto. Tema. Estratégias para tal.

E não esses cursinhos que tem por aí onde o professor induz o aluno a compor por ciclos harmônicos. A harmonia está na percepção de uma terceira camada cujo um leigo sequer nota. A composição estabelecida perante texto e melodia, o que é perfeito.

No programa que desenvolvi justamente o estudante vai estar em foco não como um leigo. Qualquer pessoa com a percepção auditiva intacta possui informações musicais. Percebe? Eu como educador musical não trato o aluno como iniciante, desenvolvo o aluno a partir da sua compreensão e repertório.

Qualquer um pode compor, mesmo que jamais venha a tocar um instrumento. Conheça, link a seguir.

Curso Composição Letra e Música

Pós Graduação
Previous articleComo descrever a felicidade como profissional da música?
Next articleAvoid note? Existe isso?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.