Quais as prerrogativas de um músico coordenador pedagógico?
Primeiramente um coordenador pedagógico que entenda de educação.
1| Que tenha formação adequada em licenciatura, pedagogia ou mestrado em educação.
Se não tiver, não pode ser coordenador. É disso que estamos falando. Mestrado em performance e sem formação de educador – sequer conhecimento mínimo de linhas pedagógicas? Mestrado fora do Brasil que não tem validade por ser de linha inglesa?
2| Que conheça os principais métodos e metodologias, educadores e NOVAMENTE linhas educacionais do mundo ocidental, pelo menos. Os chamados filósofos da educação.
3| Que conheça os principais educadores musicais e seus métodos, ideias metodológicas e metodologias.
Um coordenador pedagógico que não lê, só se for para realizar a vaidade de assim ser, porque será incapaz de compreender as demandas da educação, tomando decisões sem NENHUM embasamento.
4| Conhecer as prerrogativas do curso que coordena, e estar ciente do regimento da instituição de ensino.
5| Saber a diferença entre lei e regra. E ter ética.
6| Não se sobrepor aos outros por uma vaidade artística ou por considerar gênero que realiza melhor que de outrem.
7| Agir de maneira clara com seus pares, respeitando cada um.
Infelizmente a maioria das instituições de ensino musical tem em suas lideranças gente que sequer cumpre parte dessas prerrogativas. Pobre dos alunos que tem que se submeter a humilhações para se formar.