Qual a função de um microfone direcional?

Qual a função de um microfone direcional?
Cursos Técnicos

Qual a função de um microfone direcional?

Primeiro importante compreender que os microfones mais importantes são os condensadores e os dinâmicos.

Os condensadores são os mais utilizados em estúdios de gravação, embora também haja espaço para os dinâmicos, os condensadores captam com mais profundidade os timbres dos instrumentos e vozes.

Um microfone direcional é muito útil para quem precisa de uma gravação sem muitas demoras ou preocupações. Trata-se de um microfone dinâmico em sua maioria captando o som de maneira frontal.

A sua voz ou seu instrumento terão que emitir sons exatamente na linha em que está direcionado o diafragma do microfone.

Como conheço meu microfone?

No manual dos microfones está disponível algo chamado padrões polares básicos, que através de um desenho demonstra de onde exatamente o som será captado.

Vale ressaltar que existem microfones dinâmicos e condensadores direcionais. E nos modelos condensadores há os que possuem um botão para alternar entre a opção omnidirecional e direcional, alguns figura oito.

Para compreender o microfone oposto de um microfone direcional, é o microfone
omnidirecional.

Microfonia

Por tanto todo microfone está sujeito a apitos e silvos agudos e estridentes que chamamos em música de realimentação ou microfonia. Todo mundo já passou por essa situação ao menos uma vez na vida como espectador, um barulho de deixar surdo. Muitas vezes pelo excesso de captação. Então pela capacidade e pela forma cujo som é captado o microfone direcional atende o som para o palco, para um ambiente aberto, limitando a captação para onde mirar!

Prefira um dinâmico direcional para o palco. E para o estúdio tenha de tudo um pouco: um condensador de diafragma grande, um condensador de diafragma pequeno, e claro, alguns dinâmicos.

#VemProSouzaLima

O estudo desse conhecimento é típico do técnico em produção. Basta conhecer, você vai amar esse programa técnico aprovado pelo MEC e Secretaria da Educação.

Pós Graduação