Qual feminino de músico?

joão marcondes
Cursos Técnicos

Qual feminino de músico?

O feminino de músico a priori é música.

A palavra músico possui apenas um gênero. Então o homem é músico, e a mulher é música.

Particularmente, respeitando a origem e regras gramaticais, me apego ao emprego cotidiano. E no cotidiano não ouço uma mulher que toca um instrumento se definir como música, embora esteja correto.

Aqui em nosso BLOG vamos nos referir a mulher instrumentista, arranjadora, maestrina, produtora, ou educadora, como musicista. Uma palavra para ambos os gêneros. E que eu, por exemplo, emprego quando me perguntam sobre minha profissão.

Mas porque da questão?

Essa semana estreia no BLOG Souza Lima uma série de entrevistas com profissionais da música, e se ano passado tivemos a série Quero ser músico, que conversou com colegas do sexo masculino, em 2019 traremos a série Quero ser Musicista, entrevistando apenas colegas do sexo feminino. Equilíbrio em ações.

O objetivo da série é didático. E nesse caso trazer as experiências da mulher na cena, para as diversas ações de atuação profissional da área musical. De maneira a contribuir com o futuro profissional das musicistas, e também dos musicistas. Certificando a pluralidade de ações que permeiam nossos trabalhos.

Seremos todos aprendizes de profissionais valorosas. Intérpretes. Educadoras. Sempre procurando fazer o futuro ainda mais tranquilo aos colegas e as colegas que virão.

As entrevistas sairão sempre as segundas-feiras, totalizando vinte. A primeira entrevistada é a pianista, arranjadora e produtora musical Débora Gurgel.

Opinião

O mercado musical é reflexo da sociedade. E precisamos nos posicionar e contribuir para que haja iguais oportunidades para homens e mulheres. Sim, procuramos uma sociedade mais justa. Igualitária quanto a gênero, etnia e credo.

O Brasil é um país de todos. E acima de tudo está o respeito mútuo. E a valorização da dignidade começa na primeira formação. Viva a música! Viva a musicista! Viva o musicista! Viva a música! Viva o músico!

Um feliz dia das mulheres!

Pós Graduação
Previous articleQuero ser musicoterapeuta
Next articleQuero Ser Musicista Entrevista: Debora Gurgel
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.