Um leitor pediu minha opinião sobre quem seria o maior compositor paulistano da história da música popular. Decidi tornar pública a opinião pela linha de raciocínio que desenvolvemos nessa conversa informal.
Em primeiro lugar avaliar uma obra musical por qualidade é algo bastante complexo, principalmente descartando gosto. O critério que prefiro adotar é o reflexo que a obra de determinado autor tem sobre um coletivo, ou seja, a maneira que reverbera em outras criações.
Vamos estabelecer aqui sete compositores Vadico (Osvaldo Gogliano – 1910 – 1962), Garoto (1915- 1955), Paulo Vanzolini (1924 – 2013), Geraldo Filme (1927 – 1995), Carlinhos Vergueiro (1952), Eduardo Gudin (1950) e Luiz Tatit (1951).
Lembro que Adoniran Barbosa não foi incluído nesta lista por ser natural de Valinhos, interior de SP, o que o configura como paulista valinhense. E a pergunta era exclusiva sobre paulistanos que fazem música popular urbana. Se coubesse na questão, Adoniran Barbosa estaria a frente do páreo.
E ainda poderíamos incluir Itamar Assumpção, que é natural de Tietê, mas ecoou sua voz amplamente, e com grande importância.
Vamos aos sete nomes
Vadico foi parceiro de Noel Rosa, um instrumentista de requinte, e compositor notável. Para sua época foi o grande representante da cidade de São Paulo.
Garoto revolucionou as práticas harmônicas, sendo considerado até mesmo como precursor da bossa-nova, na composição brasileira. Foi instrumentista notável, acompanhou Carmem Miranda, tocava diversos instrumentos, e ainda conseguiu estabelecer uma obra considerável para a música brasileira.
Vanzolini para mim especialmente, observo, é uma grande influência para autores como Chico Buarque, Carlinhos Vergueiro, Eduardo Gudin, entre outros.
Geraldo Filme é um compositor do samba que cantou os contrastes mais profundos da cultura brasileira.
Carlinhos Vergueiro tem obra notável, embora esteticamente, alinha-se mais para a forma de se compor fluminense do que a paulistana. Não vejo problema nisso. Entendo também que a obra ecoou menos do que poderia, pela notável qualidade.
Eduardo Gudin é profundo. Faz melodias com o eixo paulistano da melancolia brotada por tantos motivos, ecoando Adoniran. E ainda mais rebuscado e sofisticado.
Luiz Tatit é um pesquisador compositor, que renova a realidade artística brasileira desde a década de 1980, dividindo atenções entre a carreira acadêmica e a ampla obra que possui.
E como fica?
Sob esses pequenos argumentos fico entre dois compositores Paulo Vanzolini e Garoto, seguindo aquele argumento dos ecos e ramificações em diferentes obras.
Mas ficar em cima do muro não faz parte de mim, então como observador, e pelo compositor Garoto ter permanecido um pouco esquecido, reitero um ponto de vista pessoal em Vanzolini, o considerando como o maior compositor paulistano da história da música popular simplesmente por ser possível estabelecer os escoamentos de sua obra em diversos autores.
Valeu caro leitor, sempre bom falar de música!