Qual origem da música instrumental?

Cursos Técnicos

Qual origem da música instrumental?

Precisamos definir alguns pontos antes de responder questão tão relevante.

1) A música instrumental que estamos tratando, ou que os livros de história da música tratam, é a música instrumental que desenvolveu-se para ser apreciada indovidualmente. Uma música pura que independente de outras artes e que também não se comunica com nenhuma espécie de culto.

2) Essa música é de tradição escrita. Desenvolvida amplamente em coeficientes musicais e a seguir técnicos de um instrumento, alçando os limites humanos.

Desse modo, esclarecidas as questões, a música instrumental data do século XVIII. Período Barroco. Sob forte influência de J. S. Bach (1685 – 1750) e que dedicou inúmeras obras puramente instrumentais.

A Ópera anteriormente até dedicava trechos puramente instrumentais, pontes, e principalmente introduções. O conhecido prelúdio. E que tornou-se peça de valor individual no século XIX. Mas na Ópera o foco é plural, multi-artístico. Não é o que se espera da definição de Música Instrumental que apresentamos.

Fato que a humanidade em sua milenar história possui centenas de manifestações puramente instrumentais. Mas que alimentam manifestações de outras espécies. Festividades. E as diversas religiões.

Esse texto foi sugestão de um leitor! Deixa sua sugestão na caixa de pesquisas. E Qual a origem da música instrumental?

Gostou? Compartilhe!

#VemProSouzaLima

Pós Graduação