Quanto devo investir por uma aula de música?

Quanto devo investir por uma aula de música?
Cursos Técnicos

Quanto devo investir por uma aula de música?

Chegamos em uma questão complexa. Qual o valor ou custo do trabalho é o que eu posso pagar ou o valor do serviço quem define é o mercado, ou ainda, quem define é o prestador de serviço?

Quanto devo investir por uma aula de música conota nível de estudo, mas também questões vinculadas ao poder aquisitivo. Veja que há escolas de música aqui em São Paulo que possuem mensalidades na casa dos mil reais, remuneram mal seus professores, tem resultado pífio com seus alunos, e mesmo assim se mantém como sonho de consumo de determinada classe social.

Quando nos tornamos profissionais descobrimos que alguns músicos gabaritados ou reconhecidos tanto no campo da música escrita quanto da música improvisada, erudita ou popular, cobram pequenas fortunas para orientação estética.

Formação não, porque grande parte só atua com instrumentistas já formados ou muito bem preparados.

Devemos investir quando profissionais o suficiente para mantermos nosso desenvolvimento ativo. E quando estudantes, jovens, pais ou responsáveis, o suficiente para consolidar o aprendizado sem que sejamos enganados.

Infelizmente a métrica do desenvolvimento é invisível, e passamos longe de perceber o que é um bom curso e o que é um mal curso, o tempo que nos traz essa informação, e as vezes fica tarde, pensamos que somos incapazes, desistimos, e o problema é o professor ou o ensino, não você.

Consulte músicos que sabem do que estão falando. Indicação não de uma escola ou marca, mas de alguém que passou com um professor e viveu uma boa experiência de aprendizagem.

Pós Graduação
Previous articleQuanto custa um arranjo musical?
Next articleQuanto tempo dura a faculdade de música?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.