Quanto ganha um professor de música?

Cursos Técnicos

Quanto ganha um professor de música?

Não fugi da questão do leitor que provavelmente tem interesse em se profissionalizar, e trouxe a questão aqui para o blog.

Um professor de música pode atuar no ensino regular – como professor de ensino infantil, fundamental e médio; no ensino livre de conteúdos musicais – como teoria, percepção, história da música ou instrumento; e como professor universitário.

As diferentes áreas possuem diferentes remunerações.

Um professor do ensino público regular atuando quarenta horas semanais é remunerado nas escolas municipais e estaduais com cerca de dois mil e quatrocentos reais – variando para mais ou para menos.

Recentemente entrevistei um professor de música que atua na grande São Paulo e sua renda mensal acumulada chegava a quatro mil reais – entre ensino público onde trabalhava 28 horas semanais e o ensino privado, mais vinte horas. A hora aula girava em torno de 20 reais.

No ensino musical um músico renomado chega a cobrar quatrocentos reais a hora. Veja só a diferença. E alguns ultrapassam os vinte mil reais em remuneração mensal.

A maioria das instituições do ensino de música remuneram seus professores em espécie de sociedade com percentual de mensalidade, entre trinta e quarenta por cento do valor bruto pago por cada aluno. O que chega perto de metade do valor líquido dados os custos das instituições.

Soube recentemente que uma rede de escolas de música tem remunerado seus professores com cerca de 10% da mensalidade – maneira exploratória de usufruir da mão de obra do educador musical.

Colegas professores da USP e UNESP, que tenham ordenados públicos, recebem em torno de oito mil reais líquidos. Mas esse valor pode ser maior com acúmulo de cargos e obrigações

Tudo depende do seu trabalho, é verdade.

Das suas ideias e dos seus programas e projetos.

Fortaleça sua atividade estudando educação de fato, antes de ser um músico que simplesmente vai pra sala de aula atrás de alguma dignidade ou relação de poder. Pense nisso! Estudar música é lidar com sonhos!

Pós Graduação
Previous articleTocar com artista conhecido paga mal para o músico?
Next articleQuanto custa um arranjo musical?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.