Que escalas formam um tom menor?

menor
Cursos Técnicos

Que escalas formam um tom menor?

Uma tonalidade menor é formada de pronto por três escalas – menor primitiva, menor harmônica e menor melódica. A composição da tonalidade menor por três escalas remete a história da música, ainda em passo eclesiástico, onde monges selecionaram um modo antigo – gregorianos – para contrapor o modo maior.

Modo maior que remete a Deus, um Deus único, que possui tônica começando e finalizando a estrutura, pela primeira vez organizada em escalas. Escadas que ligam o chão ao céu.

Ao selecionarem um modo antigo para contrapor, de outro caráter, um caráter menor percebeu-se que não se conservava a mesma característica em escala. Entre o VII e o VIII grau de nenhum modo menor havia a distância de semitom, que se percebia gerar instabilidade que remetesse imediatamente a tônica.

RELATIVOS

Modelo maior T T st T T T st, modo jônico. Modelo menor, T st T T st T T, modo eólio. Escalas essas, ou tons, que se compreendem RELATIVOS. Dó maior e lá menor, por exemplo.

Dó ré mi fá sol lá si dó – dó maior. Lá si dó ré mi fá sol lá – lá menor primitiva.

Por isso se chama de menor primitiva, por remeter a um modo eclesiástico, termo esse mais preciso que menor natural, por exemplo.

HARMÔNICA E MELÓDICA

Na ausência da sensível, os monges decidiram alterar a escala menor primitiva, e constituir uma sensível. Passando de menor primitiva para a menor harmônica, agora com T st T T st T e st T.

Lá si dó ré mi fá sol# lá – lá menor harmônica

Pela primeira vez uma escala tinha uma distância maior que um tom entre dois graus. Duas notas. Entre o sexto e o sétimo grau se estabeleceu a distância de um tom e meio.

E para tanto pela distância ter remetido a uma estrutura MOURA, decidiram por alterar a escala mais uma vez, compondo alteração também no sexto grau, agora com T st T T T T st.

MELÓDICA

Lá si dó ré mi fá# sol# la – lá menor melódica

Tanto harmônica e melódica agora possuíam a sensível que estabelece tonalidade, embora a melódica apresentou outro problema. Assunto para outra publicação.

Pós Graduação