Quero ser músico entrevista: Ale Demogli

Cursos Técnicos

Entrevistar um amigo tão querido parece ser uma tarefa fácil. Uma conversa livre seria suficiente. Mas esse amigo é um músico excepcional, de uma conversa cativante cheia de ensinamentos.

Ale Demogli é um guitarrista muito especial, argentino, radicado em Bueno Aires, faz parte da ALAEMUS e do CLAEM desde sua fundação. Vamos conhecer um pouco da sua história e dos mecanismos que levaram seu trabalho para o mundo!

ENTREVISTA

Nome: Alejandro Demogli, Ale Demogli

Cidade natal: Buenos Aires, Argentina

Ano de nascimento: 1976

Instrumento: Guitarra

Formação acadêmica: Berklee College of Music. Boston, EUA

Conservatório New England. Boston, EUA

Mestre em Criação Musical, Artes Tradicionais e Novas Tecnologias – Universidad UNTREF (Magister in Composition)

Formação livre: Estude com Charlie Banacos por mais de 14 anos, com Pat Martino, Hal Crook, Bergonzi, Marrone Pine, Alejandro Iglesias Rossi, etc.

1) Em que ano você iniciou sua carreira como músico profissional?

Comecei aos 6 anos estudando piano (que permaneci por 6 anos), mudei para a guitarra aos 13 anos aproximadamente. E desde muito jovens (15 anos) comecei a atuar profissionalmente tocando em bandas de rock e artistas pop da música na Argentina.

Aos 20 anos, recebi uma bolsa integral para estudar na Berklee College of Music, em Boston, e lá fui eu. Morei nos Estados Unidos por quase 13 anos em diferentes períodos e tive a sorte de tocar com muitos artistas que admiro como Dave Liebman, Kenny Werner, Richard Davis, Bob Moses, Ari Hoenig, Oscar Stagnaro, Phil Maturano, Antonio Sanchez, John Scofield, Harviey Wainapel, Gary Keller, Michael Tracy, Dan Balmer, John Stowell, Rory Stuart, Sid Jacobs, Hilliard Greene, Sizão Machado, Bob Gullotti, Hector Martignon, Fries Matt, Phil Palombi, entre outros.

2) Que áreas você atua diretamente como músico profissional?

Trabalho algum tempo como sideman em bandas de rock com artistas da música popular e tango (com o grande bandoneonista Walter Rios, Raul Lavie ou cantores como Maria Grana, etc). Embora rapidamente comecei a desenvolver meu próprio estilo e tentar tocar em grupos de música criativa, principalmente música instrumental.

Eu estava entediado como sideman tocando todos os dias a mesma música da mesma maneira, com os mesmos sons, dependendo de outra pessoa, e ainda sempre as mesmas piadas nos mesmos lugares… Eu estava um pouco triste, e qualquer guitarrista poderia fazer o mesmo trabalho com um mínimo de preparação prévia.

Para mim a música é outra coisa, prefiro que me chamem pelo que posso contribuir com a minha música, do meu som, da minha personalidade, da minha musicalidade e do que tenho a dizer individualmente.

Eu sinceramente acredito que todos nós temos nossa própria voz, única e irrepetível, impossível de copiar, esse é o caminho que devemos percorrer e trabalhar diariamente para encontrá-lo e desenvolvê-lo. É claro que não é fácil, requer um esforço e uma disciplina muito grande, e o problema fundamental é que nem todos estão dispostos a fazer esse esforço. É muito mais fácil copiar e aceitar os padrões estabelecidos … Obviamente, o desenvolvimento pessoal é muito assustador porque você está sozinho consigo mesmo.

Esta é a razão pela qual ouvimos o tempo todo músicos tocando como clones de outra pessoa, mas obviamente sem o conteúdo, nem o espírito da pessoa que copiaram.

Ao longo dos anos, tenho olhado nessa direção e eu acho que essa é a razão pela qual muitos músicos de todo o mundo continuam me chamando para tocar em seus projetos, e que continuam a desempenhar ao longo dos anos.

3) Como foi sua participação no CLAEM representando a lista como fundadora do evento?

Na verdade, foi um convite de Oscar Stagnaro, um dos grandes baixistas latinos que temos. É uma grande honra poder tocar com ele há mais de 12 anos. Ele não é só um  tremendo músico, mas ele é um dos melhores professores que já vi e um dos grandes batalhadores para o desenvolvimento da música latina em todo o mundo. Eu vi o Oscar chegar no Carnegie Hall com Paquito de Rivera e Herbie Hancock saindo do avião e indo tocar em um clube para 40 pessoas assim. Um dos grandes sem dúvida.

Oscar me convidou para ir, na época eu trabalhava na EMU (a escola de outro grande amigo Waldo Brandwajman em La Plata).

Naquele primeiro encontro havia apenas diretores de escolas, não havia alunos e os únicos professores eram Oscar e eu. Lembro-me como se fosse hoje, conversar com Oscar e concordar que no próximo ano a reunião deveria envolver alunos e professores, obviamente, foi feito e foi lá que explodiu todo crescimento exponencialmente.

Isso foi refletido anos depois no CLAEM de Chiapas, México, organizado pela UNICACH, que foi o ponto mais alto com mais de 350 participantes entre estudantes, professores e diretores.

Hoje eu estou trabalhando para TAMABA, eu vejo tudo o que a escola tem acordos globalmente em todo o mundo e muito por causa da ALAEMUS, esta é uma contribuição clara da organização.

Eu sinceramente acredito que estamos na direção certa, para dar uma educação melhor para os nossos alunos. E para que eles possam cumprir as normas de outros países (por exemplo: toda Europa, USA, etc) que, naturalmente, têm mais orçamento para investir em educação. Se continuarmos nessa direção, aumentaremos cada vez mais nossa música, nossa cultura e, portanto, nossos estabelecimentos educacionais. Sem dúvida, é muito mais fácil percorrer esse caminho juntos e, assim, gerar mais intercâmbio entre os países, estudantes, músicos, etc. Sem dúvida este é o caminho certo.

4) Qual a importância de uma iniciativa como esta para a instituição que representa? Também para a Argentina? Quais contribuições o CLAEM e o Alaemus trouxeram para o seu país?

Eu acho que mais do que apenas circunscrever os benefícios que trouxe para um único país ou instituição, particularmente eu falaria de toda a América Latina e isso é também uma visão muito clara e transcendental do Oscar.

Unir todas as escolas com uma concepção semelhante de educação musical e musical é fundamental, especialmente para que todos possam crescer juntos e gerar projetos em comum. Esta união cria uma expansão muito positivo para todos, que se reflete diretamente no intercâmbio de estudantes, professores, projetos de trabalho comum entre as escolas, convenções, etc, o que resulta, naturalmente, é levado diretamente para o desenvolvimento e crescimento global da nossa música mais rapidamente em todo o mundo.

5) O CLAEM esteve na Argentina em 2017. Que contribuições eles trouxeram e como o público argentino aproveitou a estada do evento em Buenos Aires?

Na Argentina lembro-me que concertos incríveis foram feitas, tocamos com grande bandoneonista Walter Rios, Oscar Stagnaro, Fernando Martinez e como convidado em um tópico Gabriel Mourelos, eu também toquei com o grande Pollo Raffo e seu grupo. Um grande compositor que recentemente Mario Herrerías morreu. As oficinas foram muito importantes, eu me lembro que fiz em conjunto com Oscar, e também houve outra excelente Walter Rios, um dos Pollo Raffo incrível. A Argentina pode falar de muita música, porque geralmente apenas o Tango é conhecido.

Acho que foi muito positivo para as outras escolas da América Latina conhecer Buenos Aires e La Plata, duas importantes cidades da Argentina. Foi organizado por três escolas de destaque na Argentina, como TAMABA, EMU e EMC.

6) Como você organiza sua agenda internacional que tem um alto grau de pedidos? Como é estar na Argentina e com o pé no mundo ao mesmo tempo?

Internet trouxe muitas coisas boas e ruins ao mesmo tempo, mas uma mudança positiva que trouxe foi que você não necessariamente tem que viver em Nova York para as pessoas conhecerem você.

Eu definitivamente acredito que o mundo é mais globalizado e tudo muito mais próximo, eu tenho amigos em todo o mundo com quem eu estou permanentemente conectado através do celular instantaneamente.

Particularmente este ano toquei em todo o mundo, no Brasil duas vezes com Oscar Stagnaro, com o saxofonista e compositor brasileiro Marcelo Coelho, com o incrível Sizão Machado, em São Paulo, também no Festival de Jazz de Rio, na Itália (Milão, Torino, Roma, etc) em turnê com um tremendo pianista Davide Logiri em Espanha, com o lendário baixista Horacio Fumero, na Estónia e na Europa com músicos americanos como Jeff Siegel, Rich Syracuse, Gary Keller, com o pianista catalão Iñaki Sandoval, o grande O trompetista inglês Nick Smart, o saxofonista finlandês Jari Perkiomaki e o saxofonista francês Jean Charles Richard, entre outros.

Na Argentina com o grande flautista espanhol Carlos Nuñez, em turnê com o grande pianista colombiano Hector Martignon (Ray Barreto, Tito Puente, Paquito D’Rivera), com o grande DiStefano baterista brasileiro, o grande flautista Alejandro Santos (flautista de Al DiMeola), e em vários festivais internacionais de jazz em toda a Argentina, Europa e América Latina, etc.

7) Como é o desenvolvimento profissional do músico argentino quanto às perspectivas e ações no mercado local e nacional?

Argentina é um país que sofre variações econômicas constantes, sem um curso econômico estável e preciso ao longo de décadas. Anos atrás, eu aprendi isso e tento não confiar apenas no meu país …. Trabalhar sozinho para a Argentina não é uma boa opção. Portanto, atualmente estou trabalhando muito mais no exterior do que no meu próprio país. Mesmo na parte educacional, eu trabalho para várias universidades ao redor do  mundo e com muitos músicos de todo o planeta.

O mercado na Argentina também é muito pequeno e não é justo medir a todos em uma cidade ou país…

Claro que eu também sigo trabalhando com muitos músicos de música criativa da Argentina, e os músicos constantemente me chamam no mundo que vêm para a Argentina para tocar e precisam de um guitarrista.

Definir a agenda, por vezes, parece complicado e muitas vezes sobrepõem-se os trabalhos, mas se você é ordenado e tem energia pode tratar calmamente a situação. Em geral, trabalho com a agenda com vários meses de antecedência.

8) Quanto tempo você estuda por dia? E quais são os projetos artísticos que você tem atualmente?

Eu tento fazer-me um tempo diário para estudar o instrumento e mais harmonia, entre pesquisa, melodia e possibilidades rítmicas.

Atualmente destino muito tempo para composição, e em diferentes formatos, eu estou ensinando na Universidade UNTREF na música clássica, programa de bacharelado, popular e indígena americana que por sua vez tem um Mestre da Criação Musical, Artes e Novas Tecnologias, e nos últimos anos eu estava muito imerso no estudo da composição e processos de composição acadêmica de diferentes épocas e estilos.

Eu também estou trabalhando em um novo álbum que espero ser registrado nos primeiros meses do próximo ano, em Nova Iorque.

9) Quais são os principais instrumentos e gêneros típicos da Argentina? O que CLAEM e Alaemus nós, precisamos de saber sobre o seu país?

Na Argentina uma parte do Tango música é quase exclusivamente o Rio de la Plata em Buenos Aires, onde também se encontra o Candombe (como no Uruguai) com uma clave que é semelhante 3 -2.

Temos um monte de ritmos derivados de folclore em todo o país, com suas características danças. Em muitos destes estilos são polirritmia 3-2, tal como no Chacarera, o Zamba, Cueca e Vidala.

Temos o Chamamé encontrado na costa (como no sul do Brasil). Carnavalito que é 2/4 no norte da Argentina, bandas sikuris (como na Bolívia), etc. A Argentina possui uma grande riqueza de ritmos pouco conhecidos no mundo.

10) Como a Argentina usa seus gêneros populares misturados ao jazz? Quais artistas são exemplos dessa fusão?

Particularmente existem muitos grupos que fundem a música argentina com o jazz, para mim os melhores expoentes são: o grupo Magic Carpet, o violonista Quique Sinesi, Dino Saluzzi, também tem mais tango fusion, lá você pode encontrar Escalandrum (grupo de Pipi Piazzolla, neto do grande Astor), La Camorra e também o grupo do baixista Juan Pablo Navarro, uma nova proposta muito interessante, o pianista Diego Squissi, etc.

Caro amigo Ale, agradeço a entrevista.

A contribuição de uma nova geração de músicos profissionais, mais bem treinados, mais informados, é um legado que certamente temos em comum.

Grande abraço

João Marcondes

Gracias Joao!

Entrevista realizada em 20 de novembro de 2018, por e-mail.

Pós Graduação
Previous articleComo reconhecer um Acorde Pautado?
Next articleQuais tipos de crônica ocorrem em música popular?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.