Saxofone ou Trompete?

Cursos Técnicos

Um atencioso leitor escreveu perguntando sobre as diferenças centrais entre a prática do trompete e do saxofone. Vamos lá, procurando elucidar o máximo possível os valores de cada instrumento, ambos aerofones.

O Saxofone é um instrumento da família das madeiras. Possui quatro modelos, diferentes em altura ou registro, mas que mantém-se similar em timbre.

O Saxofone utiliza palheta, parte composta da boquilha. E em sua prática utiliza igualmente os dedos da mão direita e esquerda, coordenação motora fina.

O trompete é um instrumento da família dos metais. Possui três pistons movimentados pela mão direita, com o som projetado pela ventilação humana.

Se comparados, o trompete demanda um fluxo de ar mais agressivo para sua execução, principalmente para os sons agudos. E apenas a mão direita é protagonista da execução, em coordenação motora fina.

A tessitura de ambos é praticamente a mesma quanto ao número de oitavas.

Em altura o trompete é compatível ao saxofone soprano.

Quanto a escrita ambos são transpositores. Sendo que o Saxofone possui transposição ou em Bb ou em Eb, saxofone tenor e soprano, saxofone alto e barítono respectivamente. Enquanto o trompete é transpositor em Bb.

Referências estéticas no instrumento são muitas. Ambos possuem protagonismo histórico para a música popular. Miles Davis, Louis Armstrong, Coltrane, Shorter… A música ganhou muito com o desenvolvimento desses instrumentos.

Caro leitor, impossível elencar qual o melhor instrumento. Ambos são muito atratativos, convergem com o melhor da música brasileira, com o jazz estadunidense e europeu, seria injusto. Para você: qual timbre mais lhe agrada?

Leia o infográfico de cada um, publicados em nosso blog.

 

Pós Graduação
Previous articleAbertura de Game of Thrones
Next articlePartitura com Ligadura
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.