Se relacionar bem é fundamental para carreira do músico?

Cursos Técnicos

Se relacionar bem é fundamental para carreira do músico?

Até certo ponto sim, se relacionar bem é um ponto fundamental para carreira do músico, mas entendendo, que relacionar-se bem é muito mais do que desenvolver amizade, relacionar-se bem é ser lembrado por trabalhos bem realizados.

Um profissional da música começa a criar seus elos ainda nos tempos de estudante. Esses elos estão para com os professores e para com outros alunos. Um aluno que admira o seu potencial pode vir a ser um contratante.

Em uma classe de música alguns serão instrumentistas, outros produtores, outros gestores culturais, alguns arranjadores, e os elos se bem condicionados se consolidam em qualquer espécie de projeto.

Eu indiquei alunos para projetos, e ainda indico, e fui indicado por alguns de meus professores para diversas experiências e trabalhos.

A relação entre músicos profissionais é um ramo delicado, uma falha é lembrada muito mais do que uma dezena de acertos. Se relacionar é fundamental para a carreira do músico, então, mas mais do que estar presente construir significado sobre sua imagem.

Então se relacionar bem é fundamental para carreira do músico desde que seja parte de um processo maior. Um processo que nos leva a observar os detalhes do nosso trabalho e ao observar os detalhes com certeza seremos notados.

O trabalho do músico é algo muito encaixado – um quebra-cabeça montado por toda nossa carreira. E as peças vão aparecendo e na medida que desenvolvemos nossas expertises descobrimos se podemos ou não as encaixar nos espaços que possuímos.

Nosso nome é nossa marca.

Seguimos por todo tempo nos desenvolvendo, e ao mesmo passo que é esperado o contínuo aprimoramento, é aguardado que possamos prosseguir realizando bem o que nos dispomos a fazer – isso é se relacionar bem.

O BLOG Souza Lima possui uma série de orientações para carreira do músico profissional, aproveite!

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleTodo mundo aprende a cantar?
Next articleQual o pior sistema de escrita musical?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.