Staccato é uma figura de valor?

Staccato é uma figura de valor?
Cursos Técnicos

Staccato é uma figura de valor?

Não. Trata-se de um símbolo do campo da expressividade. O Staccato então passa longe de ser uma figura de valor.

Staccato é um ponto inserido acima da cabeça de uma nota, exclusivo então para valores positivos, quaisquer das sete figuras tradicionais de duração.

Essa confusão ocorre porque o staccato também é chamado de ponto de diminuição. A expressão trabalha com a diminuição do valor propondo uma sonoridade mais humorada, risonha, descontraída, mas não é uma figura de valor por estabelecer-se no campo interpretativo.

Não há precisamente um valor de diminuição. Cabe ao intérprete definir o espaço e a forma, e até que se em uma série de staccatos todos serão precisamente iguais, como seriam se fossem determinada figura de valor.

Vale ouvir e aprender com o repertório que apresenta staccatos sucessivos ou isolados.

#VemProSouzaLima

Pós Graduação
Previous articleO que é barra de compasso?
Next articleO que é uma Fantasia em Música?
João Marcondes é compositor, arranjador, produtor musical e um dos maiores educadores musicais do Brasil. Possui mais de cinquenta livros lançados, metodologias completas, e cursos aprovados no MEC e Secretaria da Educação. É gestor educacional e empreendedor. Tem mais de mil artigos publicados falando sobre música. E aqui, no Blog Souza Lima mais de dez milhões de leituras em seus textos.